Notícias
DIA DA ESCOLA
Programas da CAPES incentivam carreira de professores
O dia 15 de março foi instituído pelo Congresso Nacional como o Dia da Escola. Mais do que preparar as crianças e adolescentes para provas, essas instituições têm a importante missão de formar as futuras gerações, ensinando, além das disciplinas curriculares, como Matemática, Português, Geografia e Ciências, valores como respeito, honestidade, justiça e solidariedade, regras fundamentais para o exercício da cidadania e o convívio em sociedade.
Assim, num fluxo de melhoria constante da qualidade no ensino oferecido pelas escolas públicas , a CAPES qualifica professores da educação básica desde 2007. São diversas ações de fomento à formação inicial e continuada de prof issionais da educação em todo o país. Nesse mês , os bolsistas de graduação em licenciatura pela CAPES já receberam o aumento de 75% no valor de suas bolsas. O auxílio oferecido pelos Programas Institucional de Iniciação à Docência ( Pib id ) e Residência Pedagógica foi de R$ 400 para R$ 700.
Bruna Louredo é um a entre os mais de 300 mil beneficiados pelo P ibid , desde sua criação. “É fundamental que essa instituição continue esse trabalho de forma brilhante, no investimento em ciência, em pesquisa e em tecnologia” , r essalt a a professora que também participou de outro P rograma d a CAPES: o Residência Pedagógica. C riad o em 2018, e com mais de 100 mil formados, tem como alvo os alunos d os anos finais do curso de licenciatura, complementando su a formação prática.
Com bolsas de formação oferecidas pelos Programas da CAPES, mais de 61 mil professores foram habilitados a dar aulas nas escolas do P aís. Na educação a distância, a Fundação investe , há mais de 15 anos , na interiorização da educação de nível superior . O Sistema Universidade Aberta do Brasil ( UAB ) tem 85% das vagas para as licenciaturas , em mai s de 900 polos distribuídos por todo o P aís. Desses, mais da metade ( 56% ) estão localizados em municípios de médio, baixo ou muito baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM).
Um
dos objetivos
da UAB
,
que
f
ormou
270 mil
aluno
s
desde sua criação
, é
corrigir um problema que afeta a educação brasileira, principalmente no interior do País: professores não formados nas matérias que ensinam em sala de aula.
John Herbert de Souza
era um desses casos.
Ele
lecionava Geografia m
as sua formação era em P
edagogia
:
“Ao fazer o curso, que antes não era oferecido na região, além de ter a formação para atuar na disciplina, adquiri mais conhecimento para poder
ensinar melhor meus os alunos”.
Legenda das imagens:
Banner e imagem 1:
Imagem ilustrativa
(Foto: iStock
)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES