Notícias
Programa Rio em Foco aborda formação de engenheiros
O Programa Rio em Foco realizou uma edição especial sobre a formação de engenheiros no país. O programa abordou os desafios da área no Brasil e os esforços da sociedade para garantir mais qualidade ao ensino das engenharias e evitar a evasão dos estudantes dos cursos de ciências exatas. Há grande demanda do mercado e por isso universidades, governo e empresas têm se unido para formar engenheiros.
O programa contou com a participação do professor Sandoval Carneiro Júnior, do grupo assessor da Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além do representante da Capes, o debate foi conduzido com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso, e o professor José Alberto Aranha, da Rede de Tecnologia & Inovação do Rio de Janeiro (Redetec)
O Rio em Foco é realizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na TV Alerj.
Acesse o programa. (http://www.rioemfoco.rj.gov.br/?p=675)
Engenharias
Em 2010, a Capes constituiu um grupo de trabalho com o objetivo de propor ações indutoras para estimular o ingresso de estudantes nos cursos de graduação na área das engenharias. A comissão, formada por dez especialistas, estimula também o desenvolvimento da pesquisa, da pós-graduação, da produção científica e da inovação tecnológica nesta área do conhecimento.
Entre as razões para a criação do grupo, está o entendimento de que a capacidade de inovação tecnológica de um país e sua competitividade industrial estão ligadas ao desenvolvimento das engenharias. Porém, no Brasil, o número de engenheiros formados, a produção de patentes e os avanços na área de inovação tecnológica estão abaixo do desejado para o desenvolvimento tecnológico do país. Além disso, a formação de profissionais nesta área vem se desenvolvendo aquém do desejado para acompanhar as rápidas mudanças mundiais.