Notícias
Programa realiza intercâmbio entre graduações do Brasil e da Alemanha
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) tornou pública nesta sexta-feira, 19 de junho, a seleção de projetos de parceria universitária para o Programa Universidade Brasil Alemanha (Unibral). O programa, com base no acordo de cooperação assinado entre Brasil e Alemanha no ano 2000, tem como objetivo estimular o intercâmbio de estudantes de graduação e docentes, a aproximação curricular de instituições de ensino superior brasileiras e alemãs e o reconhecimento mútuo de créditos universitários.
O Unibral consiste de projetos de parcerias institucionais universitárias exclusivamente em nível de graduação. Cada instituição de ensino superior (IES) poderá apresentar somente uma proposta de projeto que deverá ter caráter inovador, considerando inclusive o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, explicitando as vantagens advindas da parceria internacional. É necessário também que exista a conjugação dos interesses institucional, regional e nacional assim como aprendizado da língua do país parceiro e uma ênfase nas inovações bilaterais no treinamento e educação.
A proposta de projeto deverá envolver uma parceria de IES de cada país, não sendo excluída a associação em rede com outras instituições. A coordenação do projeto deverá ficar a cargo de docente brasileiro com título de doutor há pelo menos quatro anos. As equipes deverão ser compostas por pelo menos dois doutores, além do coordenador.
O Unibral possui duas modalidades de apoio. Missão de estudos, para os estudantes brasileiros de graduação, com seguro saúde, auxílio instalação e bolsa no valor de € 600 por mês. E missão de trabalho, deslocamento anual de membro da equipe do projeto, com seguro saúde e diárias, além de passagens aéreas de ida e volta. O número máximo de participantes é de duas pessoas por ano, incluindo o coordenador do projeto.
A quantidade de bolsas será definida pela Capes em documento, após a aprovação da proposta. As inscrições são gratuitas. O candidato deve inscrever-se e enviar toda a documentação complementar, exclusivamente via internet, até as 18h do dia 28 de agosto de 2009, horário de Brasília. Os projetos de parceria institucional devem ter o início das atividades no ano de 2010. Confira o edital.
Confira o que já foi publicado sobre o assunto:
Dupla titulação beneficiará doutorandos brasileiros na Alemanha
Intercâmbio entre Brasil e Alemanha é debatido em São Paulo
Cooperação científica em biotecnologia é apresentada na Alemanha