Notícias
SOLIDARIEDADE ACADÊMICA
Programa para refugiados divulga resultado preliminar
Foi publicado nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o resultado preliminar do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Emergencial de Solidariedade Acadêmica . A iniciativa tem como objetivo acolher professores e pesquisadores refugiados, com comprovada produtividade acadêmica, para que possam trabalhar no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Ao todo foram analisados 25 projetos. As partir de agora, as instituições interessadas têm até cinco dias corridos para apresentar recurso. Os pareceres com o indicativo de cada nota estão disponíveis no Sicapes, acessível pelo link : https://inscricao.capes.gov.br/individual .
Os refugiados contribuirão para o desenvolvimento da pós-graduação brasileira a partir da transferência de conhecimento. Além da colaboração, serão estimuladas publicações conjuntas de pesquisadores que atuam no País e no exterior.
Como contrapartida ao fomento da CAPES, as instituições de ensino superior deverão providenciar aos pesquisadores refugiados o aprendizado de língua portuguesa e duas das seguintes opções: moradia estudantil, alimentação, bolsa ou benefício de cunho social e auxílio financeiro para descendente com menos de 18 anos ou ascendente acima de 60.
Confira o resultado preliminar .
Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria:
Imagem ilustrativa
(Foto: iStock)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES