Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Programa de doutorado na Alemanha divulga inscritos
A CAPES divulgou nesta terça-feira, 28 de novembro, a lista de inscritos para a seleção regida pelo Edital nº 26/2023, do Programa de Bolsas de Doutorado na Alemanha (Doutorado CAPES/DAAD). A relação conta com 31 nomes, sendo 11 candidatos às bolsas de doutorado pleno, 18 às de doutorado-sanduíche e dois às de doutorado-sanduíche com cotutela. Desses, até dez terão os estudos financiados pela Fundação e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), no país germânico.
A cota máxima de dez bolsas será distribuída da seguinte forma: até duas bolsas de doutorado pleno, até seis de doutorado-sanduíche e até duas de doutorado-sanduíche com cotutela. A duração máxima dos benefícios é de 48 meses para doutorado pleno, de 4 a 12 meses para doutorado-sanduíche e de 4 a 18 meses para a modalidade com cotutela. O valor da mensalidade é o mesmo para todas as modalidades: €1,3 mil. Também serão oferecidos auxílios para deslocamento, instalação, seguro-saúde e pagamentos de taxas acadêmicas e administrativas.
Os objetivos do edital incluem o apoio à alta formação, o aprofundamento da cooperação acadêmica – tanto entre pesquisadores, quanto entre instituições do Brasil e da Alemanha – e contribuição para a mobilidade acadêmica entre os dois países. O resultado do edital deverá ser divulgado até 30 de abril de 2024 e o início das atividades dos bolsistas está deve ocorrer entre setembro e novembro.
Sobre o Programa
O Doutorado CAPES/DAAD é mantido pela CAPES para fomentar o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica de alunos a partir da concessão de bolsas, na República Federal da Alemanha, nas modalidades doutorado pleno, doutorado-sanduíche e doutorado-sanduíche com cotutela.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES