Notícias
Programa concede bolsas para graduandos durante as férias
Nesta terça-feira, 14, em Manaus (AM), durante as atividades da 61ª Reunião Anual da SBPC, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, anunciou um novo programa que vai beneficiar alunos de graduação.
Chamado de Iniciação à Educação Científica, o programa concederá bolsas, no valor das bolsas de iniciação científica (R$ 300), para alunos poderem se deslocar para universidades de qualidade de outras regiões, durante os meses de férias. "Esse programa vai auxiliar os estudantes que estão no interior dos estados", explicou.
O presidente da Capes informou ainda que os estudantes terão, no período do deslocamento, dois a três meses, além da bolsa, assistência garantida pelas universidades que receberão esses alunos, como alojamento. Segundo ele, a Capes já possui experiência semelhante com estudantes de países africanos, como Angola, Moçambique e Cabo Verde. Houve ainda, de 1994 a 1997, programa semelhante, de iniciativa da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Programa Aristides Pacheco Leão, de estímulo a vocações científicas. "Mas era apenas para membros da academia que recebiam estudantes. Queremos ampliar."
Sêniors - Guimarães anunciou ainda outra iniciativa da Coordenação voltada para professores e pesquisadores sêniors. O programa vai estimular que profissionais de alto nível possam levar seu conhecimento e experiência para as novas universidades por até cinco anos. "O Brasil está perdendo muita gente, esses sêniors precisam ir para instituições novas, auxiliar os novos professores e pesquisadores, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste."