Notícias
FORMAÇÃO CONTINUADA
Profissionais da educação básica relatam experiências na Irlanda
O segundo edital do Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda está com inscrições abertas até 20 de janeiro de 2023. Alunos capacitados na primeira edição, de 2019 a 2020, relataram suas experiências e citaram a diferença que o período fora do País fez em suas carreiras. Ambos concordam que é uma oportunidade única.
Marcelo Khalil é concursado da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O período na Irlanda foi importante para que ele se tornasse coordenador intermediário na Regional de Ensino do Guará, uma das regiões administrativas do DF. Ele é responsável por quatro escolas. “A capacitação me ajudou muito, me preparou para o cargo que ocupo hoje. Tivemos aulas de inteligência emocional, de como liderar, de como trabalhar essa parte pedagógica de maneira mais efetiva”, afirmou.
Felype Forte é professor de língua inglesa no Centro Cearense de Idiomas (CCI) de Itapipoca (CE). Ele vai mudar de cidade para ocupar a direção do CCI de Tianguá, também no Ceará. Para isso, foi aprovado em um processo seletivo. E credita o sucesso ao período na Irlanda. “Além da experiência de estar em um país diferente, academicamente, para mim, foi um divisor de águas. Tive contato com novas metodologias, outras práticas relacionadas à liderança. Estagiei em escolas de educação básica da Irlanda, ou seja, entrei de fato em contato com o sistema educacional irlandês”, explicou.
Questionados se eles recomendariam o curso, Khalil e Forte dão a mesma resposta: “sim, é uma oportunidade única”. Pelo Edital nº 43/2022 , foram abertas 30 vagas para o curso de especialização em gestão escolar no Mary Immaculate College, na cidade de Limerick, sendo 27 distribuídas entre os estados e o Distrito Federal e três para ampla concorrência. Podem concorrer aqueles que tiverem vínculo efetivo com a rede pública de educação básica. Isso inclui professores, coordenadores e supervisores pedagógicos, gestores escolares e profissionais lotados nas secretarias de Educação que exerçam atividades de gestão educacional ou relacionadas à formação de professores.
A seleção inclui análises técnica, documental e de mérito, curso intensivo de aperfeiçoamento da língua inglesa e teste de nivelamento. Os resultados preliminar e final estão previstos para maio de 2023. Haverá dois períodos de atividade: um on-line , entre julho e agosto de 2023, e outro presencial na Irlanda, de setembro de 2023 a maio de 2024. Os selecionados terão direito à bolsa, auxílio-instalação, seguro-saúde, passagem aérea internacional de ida e de volta na classe econômica, hospedagem, alimentação (almoço e coffee break ), deslocamento na Irlanda (aeroporto/hotel/aeroporto). Os valores, em euros, estão disponíveis no edital, assim como os demais pré-requisitos para participar.
Legenda das imagens:
Banner:
O Mary Immaculate College é referência na área de Educação
(Foto: iStock.com/TRABANTOS)
Imagem 1:
Marcelo Khalil conseguiu o cargo de coordenador intermediário depois de participar do curso de liderança e gestão educacional na Irlanda
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2:
Felype Forte diz que a capacitação na Irlanda foi um "divisor de águas" em sua trajetória acadêmica (Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES