Notícias
PROFISSIONALIZAÇÃO
Professores retornam ao Brasil após seis semanas nos EUA
A CAPES esteve presente no encerramento das atividades de uma das turmas do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), realizado pela Temple University, na Pensilvânia, no dia 08 de agosto. Após seis semanas de imersão intensiva no estudo da língua inglesa, 277 professores e professoras da educação básica de escolas públicas irão retornar ao Brasil para aplicar o que aprenderam fora do País.
Marcia Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica, explica que foram oferecidas duas modalidades de curso: nível intermediário I e II, com professores alocados em sete universidades americanas. A gestora elencou benefícios do programa, “como a oportunidade de eles terem a experiência do uso da língua em situações reais”. Ela também destacou a importância de os participantes, ao retornarem ao Brasil, firmarem parcerias, e “disseminarem o conhecimento com outros professores que não tiveram a oportunidade de participar do programa”, concluiu.
PDPI
O PDPI é uma parceria da CAPES com a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e com a Comissão Fulbright. A diretora destacou a profícua parceria com a Comissão, sinalizando que o programa poderia, no futuro, incluir professores de outras áreas do conhecimento, para além do inglês.
A iniciativa oferece curso intensivo em universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais, para professores de língua inglesa em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES