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Professores destacam importância de capacitação nos EUA
Após mais de um mês de atividades, 480 professores de inglês da rede pública de todas as regiões do Brasil iniciam, nesta segunda-feira, 5, a última semana de um curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos. A capacitação, com seis semanas de duração, é fruto do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), oferecido pela CAPES em parceria com a embaixada dos EUA e a Comissão Fulbright.
Desde 1º de julho, os professores participam diariamente de uma imersão no idioma, tendo contato não apenas com a língua, mas também com a cultura e o cotidiano de um país anglófono. “No momento em que a gente não está em sala de aula aprendendo mais sobre gramática, linguística, história e cultura do país, a gente está vivendo in loco como é essa cultura. É um aprendizado maravilhoso”, destaca Simone Caetano, que leciona em Ecoporanga (ES) e faz parte do grupo que está em Charlotte, na Carolina do Norte.
Romeu Donatti, professor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Santana da Silva Freire, em Sinop (MT), classifica como “inesquecível” a experiência proporcionada pelo PDPI. “Este curso nos oferece variadas formas de interação e de uso do idioma como uma prática social contextualizada. Dessa maneira, a nossa aprendizagem se torna muito mais completa e significativa”, explica.
PDPI
Por meio do programa, a CAPES concede a todos os participantes benefícios como passagem aérea, ajuda de custo, reembolso da taxa de solicitação de visto, seguro-saúde, deslocamento nos EUA, alimentação, material didático, taxas escolares, alojamento em instalações do campus universitário no qual o curso é realizado, passagem aérea nacional e hospedagem para participação na orientação pré-partida.
Os professores selecionados na atual edição do PDPI desenvolvem as atividades em 14 universidades norte-americanas. São três modalidades de curso, definidas de acordo com o nível de proficiência obtido no exame TOEFL ITP: Intermediário I e II e Desenvolvimento de Metodologias. O grupo retorna ao Brasil entre os dias 9 e 10 de agosto.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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