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Professores de Votorantim concluem aperfeiçoamento da UAB
Após cinco meses de atividades, 56 professores da rede municipal de Votorantim (SP) concluíram o curso de aperfeiçoamento em educação para relações étnico raciais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), ofertado na modalidade a distância pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo do curso é atualizar os professores da educação básica para o ensino da temática história e cultura afro-brasileira, atendendo à Lei nº 10639/06.
Os professores-alunos participaram de discussões via internet pela Plataforma Moodle, sistema de gerenciamento de educação usado pela UAB, e se reuniram em encontros presenciais na sede do polo. As atividades se dividiram em cinco módulos temáticos: introdução à educação a distância; história da África; introdução conceitual para educação sobre relações étnico-raciais; literatura brasileira e suas representações; história e cultua afro-brasileiras. Por fim, todos apresentaram maneiras de abordar a questão étnico-racial em sala de aula, como trabalho de conclusão.
Maria José Araújo apresentou o trabalho “Respeito não tem cor”. Pedagoga, com especializações em educação espacial, formação de professores e qualidade da educação, Maria já tentava introduzir o tema a seus alunos. “Eu queria passar um conhecimento que até me faltava; por isso, o curso veio em boa hora”, diz Maria, que atualmente é supervisora de uma escola municipal.
A proposta da professora é abordar o tema em etapas ao longo do ano letivo. Primeiramente, as crianças fazem pesquisa, que resulta em discussão sobre os conceitos que emergem dos temas. Segue uma sensibilização para o tema, por meio de atividades em sala. Os alunos então produzem um trabalho sobre o assunto escolhido e o levam aos pais, que devem comentar a produção dos filhos. Esta é a parte central do processo, segundo Maria. “Neste momento, nós trazemos os pais para participar do aprendizado”, explica a professora.
O polo de Votorantim foi implementado em 2008 e possui cerca de 300 alunos matriculados no bacharelado em administração pública municipal, e nas especializações em tecnologias no ensino de matemática; educação especial; educação ambiental; ensino de genética; práticas de letramento.
Cursos
Ministrados a distância por meio dos polos UAB, os cursos de aperfeiçoamento são gratuitos, têm carga horária de 180 a 260 horas-aula e abordam oito áreas: diversidade e cidadania, relações étnico-raciais, educação de jovens e adultos, gênero e diversidade, educação no campo, formação de tutores, educação integral integrada e educação ambiental.
As instituições que ofertam os cursos fazem parte da Rede de Educação para a Diversidade (Rede), grupo permanente de instituições públicas de ensino superior dedicado à formação continuada de profissionais de educação.