Notícias
Professores de inglês da rede pública são selecionados para capacitação no exterior
Foi divulgado nesta sexta-feira, 5, o resultado do programa Certificação em Língua Inglesa, lançado em agosto deste ano, parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Embaixada dos EUA e a Comissão para intercâmbio educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Fulbright).
Entre os objetivos do programa estão a valorização dos profissionais que atuam na rede pública de educação, o fortalecimento da fluência oral e escrita em inglês dos docentes em início de carreira e o estímulo para parcerias visando possíveis intercâmbios entre professores e alunos dos dois países.
Neste edital, foram aprovados 20 professores de língua inglesa da rede pública de ensino brasileira, que terão capacitação intensiva nos Estados Unidos. O curso intensivo terá duração de oito semanas na Universidade de Oregon, em Eugene, nos EUA e duas semanas no Brasil para a conclusão do projeto. Entre os benefícios para os participantes estão incluídos, alojamento, alimentação e deslocamento.
Esse é o primeiro projeto de cooperação internacional estabelecido pela Capes voltado aos profissionais da educação básica. Desde 2007, a Capes ampliou suas atividades e passou a ser responsável não apenas pela pós-graduação stricto sensu, mas pela formação de recursos humanos qualificados para a Educação Básica.