Notícias
CAPACITAÇÃO
Professores de alfabetização seguem para curso em Portugal
No próximo sábado, 5/11, cem professores da educação básica brasileira seguem viagem para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal . A capacitação é fruto do acordo celebrado entre a CAPES, a Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (Sealf/MEC) e duas instituições portuguesas: a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto.
O Programa prepara professores que trabalham com alfabetização que estejam em efetivo exercício nas redes públicas de educação básica, por meio do curso de aperfeiçoamento Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). Durante seis semanas, entre novembro e dezembro deste ano, os participantes terão aulas teóricas na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. A parte das atividades práticas e visitas às escolas portuguesas serão acompanhadas por equipes do Instituto Politécnico do Porto.
Sabrina Vieira Amorim Alves, professora do ensino fundamental, da Escola 46 de Ceilândia, em Brasília, fala sobre a importância do projeto: “ As escolas que tiverem esses profissionais serão escolas com um grande diferencial, com novos métodos e estratégias de ensino que servirão para auxiliar alunos com dificuldades de aprendizagem, além de enriquecer os demais estudantes”.
Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância (DED) e de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) e Lorena Lins Damasceno, coordenadora de Formação de Docentes da Educação Básica da CAPES estarão presentes para a Cerimônia de Abertura da edição presencial do curso de Alfabetização Baseada na Ciência, em Portugal.
Sobre o Programa
O Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal é uma parceria entre a CAPES, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) e duas instituições portuguesas: Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto. O edital veio complementar as iniciativas promovidas com o Projeto ABC: o curso
on-line
– que conta com 245 mil inscritos – e a publicação dos Manuais ABC e ABC na Prática, disponíveis gratuitamente no
site
do MEC.
Legenda das imagens:
Imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa
(Foto: iStock)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura
CGCOM/CAPES