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ESPECIALIZAÇÃO
Professores contam suas experiências no Ciência é 10!
Carrinhos feitos com tampinhas e garrafinhas, movidos pelo ar de balões enchidos por estudantes são uma forma de ensinar. Essa é parte da experiência de Wellington Eduardo Moreira, no Ciência é 10! (C10!) . Professor do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Ester da Cunha Peres, escola da rede estadual de Goiás que fica em Luziânia, ele participou da primeira edição do Programa de especialização voltado para educadores que ensinam Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “O C10! dá uma sacudida na sala de aula. A Biologia, a Física e a Química saem do quadro, o aluno põe a mão na massa e compreende melhor”, disse.
O C10! tem módulos on-line com recursos multimídia, atividades práticas, fóruns de discussão e avaliações. O objetivo é promover a valorização da ciência e da educação científica. O curso é oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), em mais de 100 polos do Sistema.
As aulas de Wellington, que renderam um artigo , despertaram o interesse de Lucas Henrique, estudante do 9º ano do Cepi Ester da Cunha Peres, pelo campo das Ciências. “Utilizamos materiais recicláveis e entendemos como funciona o ar. Muitas vezes as pessoas acham que ciência é uma coisa muito complexa, chata, só de muito estudo, mas quando começamos a praticar, entendemos mais”, disse o garoto, que pensa em ser professor.
No C10!, estudantes como Lucas Henrique são estimulados a se tornarem protagonistas de seu aprendizado. Lucelia Andrade, professora do Cepi Maria Ribeiro Carneiro, em Rio Verde (GO), contou ter mudado o modo de atuar em sala depois de participar da especialização. “Comecei a perceber que eu tirava a oportunidade dos meus alunos de questionar, de perguntar, porque eu dava as respostas”, relatou.
O experimento da professora consistiu em colocar diferentes quantidades de água em garrafas de vidro e pedir para os estudantes baterem nos objetos com réguas. Os recipientes mais cheios faziam um som e os mais vazios, outro. “Isso despertou a curiosidade dos alunos. Com isso, trabalhamos sons agudos, sons graves, comprimento de ondas e frequência, de uma forma lúdica”, explicou Lucelia, que publicou um artigo em uma revista da Universidade de Brasília (UnB) para relatar a experiência.
A CAPES apresentou nesta quarta-feira, 14 de junho, a oferta de vagas para 2023 do C10! Elas serão preenchidas pelas 18 instituições de ensino superior participantes do Programa, com cronogramas próprios. Segundo Lucelia e Wellington, que aprenderam uma nova forma de ensinar e receberam um diploma da Universidade de Brasília (UnB) pela participação no Programa, trata-se de uma oportunidade que os professores de Ciências não devem perder.
Sobre o Programa
O Ciência é 10! (C10!) é um curso de especialização promovido pela CAPES para professores da educação básica que lecionam Ciências para os anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental. É realizado na modalidade ensino a distância (EaD) e tem garantia da Fundação e certificação do Ministério da Educação (MEC) junto às instituições de ensino parceiras, que atualmente são 18.
O C10! é um dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema gerido pela CAPES, que é a maior indutora de educação a distância do governo federal. Através da UAB, professores da educação básica têm acesso a uma formação continuada e de qualidade.
Legenda de Imagens:
Banner e Imagem dentro da matéria 1: Wellington Eduardo Moreira (ao centro) é professor de Ciências em uma escola da rede pública estadual goiana em Luziânia. (Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
Imagem 2: Os alunos de Wellington confeccionaram, junto ao professor, carrinhos com materiais recicláveis que se movem pelo ar dos balões. (Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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