Notícias
DIA DO PROFESSOR
ProEB ajuda a transformar práticas de uma cidade inteira
Neste domingo, dia 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor no Brasil. Além de reconhecimento e valorização, a data é marcada pela reflexão sobre a importância desses profissionais na busca pela excelência educacional no País. A CAPES ajuda a construir esse caminho a partir do compromisso com políticas e Programas que contribuem para a superação de desafios e o fortalecimento da comunidade escolar.
Fani Patrocínio, professora há mais de 20 anos em Dom Cavati, Minas Gerais, sentiu, em sua vivência pedagógica, o reflexo de voltar a ser aluna depois de 14 anos. “Mudança de vida”, ressaltou. Ao ingressar no Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), em 2018, em Biologia, ela transformou condutas da cidade inteira. A primeira alteração ocorreu em sala de aula, quando, acessando o conteúdo do Proeb, percebeu que usava metodologia defasada. “À medida que ia evoluindo no mestrado colocava tudo em prática”, destacou.
Usando o método de estudo investigativo do ProEB, Fani preparou seu Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) em Microbiologia com os alunos da Escola Estadual Professora Ilma de Lana Emerique Caldeira. “Eles pesquisaram, estudaram e descobriram que a cidade, cortada pela BR-116, recebia milhares de viajantes que levavam doenças para a comunidade”, explicou. Propondo o uso de álcool-gel em comércios, um ano antes da pandemia, a ação envolveu empresários, estudantes, poder público e viajantes. Apresentado na Mostra Nacional de Educação e Saúde, em 2022, o projeto foi premiado e, hoje, é implementado com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Mas essa não foi a primeira conquista. Há três anos, a professora leva estudantes para mostras e olimpíadas nacionais do conhecimento em áreas como ciências, biologia, astronomia, educação e saúde. O reconhecimento veio, inicialmente por uma menção honrosa em 2020, na Olímpiada Nacional de Ciências (ONC). Seguido de sucessivas láureas, ela chegou a 26 medalhas em 2022, na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, um feito inédito. “Fui trabalhando a questão da autoestima, mostrei que há valores como o reconhecimento que ficam para o resto da vida, que isso vai para o seu currículo, então, isso foi criando neles o desejo de participar”, comentou.Por todo o seu trabalho, Fani recebeu, em 2023, a Medalha JK, que reconhece pessoas e entidades que prestam serviço relevante para a comunidade no Estado de Minas Gerais.
Sobre o Programa
O ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado profissional, aos professores em exercício na rede pública de educação básica, com aulas semipresenciais. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas responsáveis pela implantação e execução de cursos com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica em todo o território nacional.
Legenda de imagens:
Imagem 1: Alunos e alunas participam da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) (Foto: Arquivo Pessoal)
Banner e imagem 2: Fani Patrocínio, professora há mais de 20 anos em Dom Cavati, Minas Gerais (Foto: Arquivo Pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). (Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES