Notícias
Inscrições abertas para o Programa Prodocência
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do (CAPES/MEC) está com inscrições abertas, até o dia 01 de setembro , para o Programa Prodocência, que tem por objetivo selecionar propostas que visem ampliar e dinamizar as ações voltadas à formação inicial nos cursos de licenciatura das Instituições Federais e Estaduais de Educação Superior.
O programa promove o fomento de inovação no âmbito das licenciaturas, visando a organização por grandes áreas ou licenciaturas integradas, bem como o desenvolvimento e a consolidação de novas metodologias articuladas aos conteúdos curriculares, com destaque para atividades apoiadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Prodocência
- Fomentar a criação e a implementação de novas formas de organização curricular e institucional dos cursos de licenciatura das IES públicas, buscando a articulação entre as diferentes licenciaturas e a sua colaboração com as escolas de educação básica da rede pública. O Prodocência é, dentre os planos e ações da DEB da CAPES, prioridade, dado seu potencial de estímulo e transformação dos cursos de licenciatura das IES públicas do país, especialmente no âmbito do REUNI e seus novos cursos.
O programa, implantado em 2006, pela Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) teve 26 projetos aprovados. Reeditado em 2007, foram aprovados 47 projetos, de um total de 55 submetidos, com prazo de duração limitado a seis meses e orçamento, para cada projeto, de R$ 80.000,00, num total de R$ 3 milhões.
Poderão submeter projetos para apreciação, as IES federais (inclusive os CEFETs) e estaduais envolvidas com os cursos de graduação para formação de professores em todas as áreas de conhecimento. As propostas serão de caráter institucional e deverão priorizar ações preferencialmente para um conjunto de cursos de licenciatura da respectiva instituição.
As propostas terão duração máxima de 24 meses, realizadas em 2 etapas: a 1ª etapa, com duração limitada a 6 meses, destinada à apreensão, análise e enfrentamento de problemas identificados nos instrumentos de avaliação da IES proponentes e nos relatórios do Sinaes, com destaque para o ENADE, referentes à Instituição, área(s) de conhecimento, cursos e indicadores sócio-econômicos dos estudantes. Esta etapa pretende proporcionar o envolvimento do coletivo dos professores das licenciaturas na construção e desenvolvimento do projeto.
A 2º etapa, com duração máxima de 18 meses, compreende o desenvolvimento das ações previstas no cronograma de atividades, a consolidação do projeto, produção de textos, artigos e relatórios, socialização dos processos e divulgação dos resultados na IES e/ou escola(s) participante(s), em eventos regionais e nacionais pertinentes, especialmente em portais eletrônicos.
A nova versão do Prodocência envolverá cerca de 125 mil estudantes de licenciatura e 10 mil professores comprometidos com a formação inicial de professores. Os resultados deverão ser divulgados até 15 de outubro de 2008.
Acesse aqui
o edital.(Assessoria de Comunicação da CAPES)