Notícias
Primeiros alunos do programa Prouni Salamanca se formam na Espanha
No dia 9 de junho aconteceu a cerimônia de formatura dos primeiros oito estudantes participantes do Programa Pro-Uni Salamanca de Bolsas de Graduação Plena, que leva alunos brasileiros de baixa renda para cursarem graduação completa na Universidade de Salamanca.
A sessão aconteceu na Espanha e foi presidida pelo reitor da instituição, Daniel Hernandez Ruipérez. Também contou com a participação do embaixador do Brasil na Espanha, Paulo de Oliveira, e do diretor do Centro de Estudos Brasileiros, Ignacio Berdugo Gómez.
O Programa Prouni Salamanca é fruto da parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Educação do Brasil com a Universidade de Salamanca. A iniciativa é financiada pelo Banco Santander.
Veja aqui o vídeo da cerimônia.
Exposição
Após o evento de formatura procedeu-se à abertura da exposição "Olhares e sorrisos: retratos fotográficos de alunos ProUni Salamanca", que ficou aberta até 15 de junho. A exposição foi composta por 32 retratos de alunos do primeiro acordo, cada um definido por uma palavra. Os 32 alunos, com idade entre 17 e 30 anos, representavam diversas regiões do Brasil: Bahia (2); Distrito Federal (2); Espírito Santo (1); Goiás (3); Minas Gerais (6); Pará (3); Paraná (4); Piauí (1); Rio de Janeiro (1); Rio Grande do Sul (1); Rondônia (2) e São Paulo (6). A exposição estará aberta até 15 de junho.
Histórico
A Universidade de Salamanca e o MEC assinaram em janeiro de 2010, em Brasília, um acordo de cooperação acadêmica para o desenvolvimento de programas de pós-graduação. Por meio deste acordo, a universidade foi a primeira universidade espanhola a aderir ao Programa ProUni (Universidade para Todos), desenvolvido pelo Ministério da Educação com o objetivo de promover o acesso ao ensino superior para os estudantes com recursos limitados por meio de um programa de bolsas de estudo de intercâmbio.
A primeira edição do programa ofereceu dez bolsas anuais por quatro anos de estudos superiores na Universidade de Salamanca, nas áreas de Biologia, Biotecnologia, Estatística, Farmácia, Física, Informação e Documentação, Engenharia, Matemática e Sociologia.
A Universidade de Salamanca é a primeira universidade fora do Brasil ligada ao ProUni, desenvolvido como uma ferramenta para combater a desigualdade social no país, por meio da inclusão na educação juventude superior que não dispõem de recursos financeiros.
O acordo também foi assinado pelo Banco Santander, participando na iniciativa assumindo o custo de treinamento e retenção de universidade em Salamanca até a conclusão de seus estudos.
Graças a este acordo, um total de 40 alunos estão participando da primeira fase do programa, que termina ainda este ano. O programa deverá ter uma segunda fase, que vai envolver 80 alunos (20 por ano), que irão completar os seus estudos na Universidade de Salamanca entre 2014 e 2018.
Benefícios
Os benefícios aos participantes do programa incluem financiamento para uma reunião pré-partida em Brasília, auxílio instalação, seguro saúde, passagem aérea para a Espanha, mensalidades durante o curso preparatório de entrada na universidade de Salamanca com duração de seis meses e mensalidades por até quatro anos, pagas pelo Banco Santander, exclusivamente aos candidatos aprovados no exame de admissão da Universidade de Salamanca.
Mais informações pelo e-mail ProcProSala@capes.gov.br.
Leia também:
Encontro pré-partida reúne selecionados pelo Programa Prouni Salamanca de Bolsas
(Com informações da Universidade da Salamanca)