Notícias
Presidente da Capes se reúne com agência educacional finlandesa
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Nobre, realizou reunião com representantes da agência de mobilidade do Ministério da Educação da Finlândia, CIMO, com vistas a aumentar a cooperação acadêmica internacional entre os dois países. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, 31 e faz parte da visita oficial de representantes do governo finlandês ao Brasil.
O ensino superior na Finlândia conta com mais de 450 programas em inglês. Os programas de graduação, mestrado e doutorado em inglês oferecem a estudantes internacionais oportunidades de se beneficiarem do ensino de alta qualidade do país escandinavo. O CIMO possui atuação com semelhanças às atividades da Capes, já que coordena programas de intercâmbio, oportunidades de estágio e os sistemas de bolsas. A agência apoia o ensino da língua e da cultura finlandesa nas universidades fora da Finlândia e trabalha para aumentar a visibilidade internacional da educação finlandesa.
Nobre apresentou as ações de cooperação internacional da Capes e lembrou que o incremento na parceria com a Finlândia foi um pedido da presidenta da República, Dilma Rousseff, após visita ao país. “Em nosso país, temos bons grupos de pesquisa em todas as áreas de conhecimento. Adoraríamos oferecer a infraestrutura de pesquisa do Brasil, para que os pesquisadores finlandeses venham e assim sejamos capazes de criar acordos de cooperações mais longos, substanciosos e permanentes”, afirmou.
O tema da educação básica e da formação de professores também foi abordado durante o encontro. O sistema de educação na Finlândia, cujo foco é o docente, é considerado um dos mais bem-sucedidos do mundo, com 75% dos adultos entre 25 e 64 anos com diploma de ensino superior, mesmo com o Ensino Médio não-obrigatório.
Confira uma entrevista com a ministra da educação da Finlândia sobre o sistema educacional do país.
Saiba mais sobre o CIMO .
( Pedro Arcanjo )