Notícias
Presidente da Capes se reúne com coordenadores do programa Jovens Talentos
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, se reuniu nesta segunda-feira, 10, com os coordenadores institucionais do programa Jovens talentos no edifício-sede da agência em Brasília. A reunião teve o objetivo de orientar e sanar dúvidas referentes à operacionalização das bolsas do programa.
Segundo Guimarães, as atividades do programa devem ser pensadas por cada instituição de Ensino Superior (IES), de modo que todo o esforço do estudante seja recompensado, priorizando atividades como seminários, congressos e a oferta de cursos de línguas. Para Guimarães, essa inserção precoce dos estudantes deve levá-los a permanecer em atividades ligadas ao meio científico durante e após a graduação.
"Nossa expectativa é que criemos um formato de trabalho que leve os alunos a, mesmo depois de encerrada a bolsa do programa, permanecerem participando de atividades como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), e ainda o Ciência sem Fronteiras (CsF)", explicou Guimarães. O presidente da Capes ressaltou ainda que a previsão é de que, assim como os outros programas da agência, o Jovens talentos tenha um crescimento contínuo e progressivo.
A inserção dos bolsistas em grupos de pesquisa já consolidados, o treinamento no uso do Portal de Periódicos, o acesso a cursos de língua estrangeira e a participação em seminários relacionados à ciência, tecnologia e inovação também foram citados pelos coordenadores como atividades direcionadas aos bolsistas.
Ao final do primeiro ano, as instituições deverão apresentar um relatório sobre o funcionamento do programa.
Programa Jovens Talentos
A iniciativa, criada em fevereiro deste ano em formato piloto, é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico, para estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em ciência e tecnologia em atividades a serem discutidas com cada uma das instituições.
Acesse a página do programa.
Gisele Novais