Notícias
Presidente da Capes recebe título de Doutor Honoris Causa na Ufopa
Ao final do 1º Seminário "Amazônia na Rio +20", foi realizada, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no dia 20 de janeiro, a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães. Foi o primeiro título desta natureza entregue pela instituição, após dois anos de existência.
A concessão de título de Doutor Honoris Causa é uma das mais importantes comendas dentro de todo o ritual universitário. A prática é adotada há pelo menos oito séculos e reflete a importância das pessoas na vida de todos os envolvidos no ambiente acadêmico. O título é concedido a pessoas que tenham ligação de trabalho técnico-científico-cultural com as instituições. Na Ufopa, a concessão do título foi aprovada pelo Conselho Superior (Consun), órgão máximo deliberativo da universidade.
Em seu discurso, o reitor da Ufopa, José Seixas Lourenço, lembrou o papel de incentivador e entusiasta do presidente da Capes não só para a criação e implantação da Ufopa, mas também como apoiador à meta institucional de busca do padrão de qualidade. "O título concedido a Jorge Guimarães não é dedicado tão somente pela pessoa eminente que ele incontestavelmente é, ou apenas pelo seu destaque no saber, na produção e no brilhante gerenciamento da ciência, ou somente por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendem famílias, pessoas e instituições. É dado também porque ele, em espírito, compromisso e capacidade, tem tido uma compreensão amazônica, sendo assim um dos pilares da construção desta universidade. Portanto, precisa, necessariamente, fazer parte da história dessa instituição."
Ao receber o título, Jorge Guimarães ressaltou que quando a Capes foi criada em 1951, no mesmo ano de criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Brasil tinha apenas cinco universidades, sendo assim, a grande maioria das universidades brasileiras são bem mais novas que as duas agências. "Desde então o Brasil teve uma trajetória de muito sucesso, apesar dos inúmeros desafios", disse.
Complementou dizendo que o principal desafio brasileiro na área educacional é o de vencer décadas – e até mesmo séculos – de atraso. "Mas o Brasil tem sabido enfrentar isso: soube criar instituições, soube desenvolver procedimentos e, sobretudo, soube perceber que sem um sistema formal e federalizado de apoio às atividades neste setor não poderemos vencer os desafios que já existiam e ainda persistem." Finalizou agradecendo o apoio e confiança da reitoria e dirigentes da Ufopa e considerando-se otimista em relação aos próximos passos a serem dados pela educação brasileira.
Além do reitor da Ufopa, José Seixas Lourenço, e do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, participaram da solenidade o vice-reitor da instituição, Clodoaldo Alcino Andrade dos Santos; o pró-reitor de Planejamento, Aldo Gomes Queiroz; a pró-reitora de Administração, Arlete Moraes; o pró-reitor de Ensino de Graduação, José Antônio de Oliveira Aquino; e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Marcos Ximenes Ponte.
Natália Morato