Notícias
Presidente da Capes recebe Diretório Nacional do Foprop
Foi realizada nesta terça-feira, 21, reunião do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta Neves, com o Diretório Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores (Foprop). O encontro foi uma apresentação formal do grupo ao presidente e ao diretor de Programas e Bolsas, Geraldo Nunes Sobrinho, recém-nomeados, e teve como objetivo relatar à nova gestão da agência preocupações e anseios da comunidade de pró-reitores.
Além de critérios para distribuição das bolsas dos programas Demanda Social (DS), de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), de Excelência Acadêmica (PROEX) e Nacional de Pós-doutorado (PNPD), a reunião abordou questões referentes ao Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap). “O Fórum sempre apoiou a inclusão de critérios objetivos para a concessão do auxílio. No entanto, os requisitos que foram colocados, como a quantidade de alunos, entre outros, na nossa visão, trouxe prejuízo, pois induz os programas a diminuírem sua dimensão sendo que, na verdade, a lógica do sistema é ter mais alunos, expandir o sistema”, explicou o presidente do Foprop, Isac Almeida de Medeiros. Para reavaliar os critérios de concessão e para estudar a forma de repasse de recursos, principalmente para as instituições estaduais, foram formados dois grupos de trabalho com representantes do Fórum e da Diretoria de Programas e Bolsas (DPB) da Capes. As propostas serão avaliadas para implementação no exercício orçamentário de 2017.
Diálogo
Segundo o presidente do Foprop, há ainda outros pontos a serem tratados junto à Capes, mas esses foram escolhidos como prioritários para este encontro. “A partir do diálogo que tivemos, saímos com expectativas bastante positivas para as ações futuras”, concluiu.