Notícias
Presidente da Capes participa de mesa redonda sobre inovação
Na tarde desta terça-feira, 14, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (Capes), Carlos Nobre, participou da mesa redonda Políticas e incentivos à inovação tecnológica nas instituições de C&T , na programação da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). A mesa reuniu os presidentes das agências de fomento Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luis Fernandes, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Celso Lafer.
Carlos Nobre falou sobre o papel da Capes na formação de pessoal de alto nível e disse que a cadeia da inovação começa na educação básica. "A educação básica tem um potencial inovador", afirmou. O presidente falou sobre a atuação da agência que, desde 2007, possui ações nesta modalidade de ensino e destacou os principais programas voltados à formação de docentes como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). "Os dois programas são inovadores e terão resultado somente a longo prazo, mas precisamos avaliar o real impacto dessas ações".
Também foram citados os programas induzidos como o Pró-engenharia, Pró-defesa, Nanobiotecnologia, entre outros e mais alguns focados em áreas estratégicas, como Ciências do Mar, Ciências Forenses, Botânica, Toxinologia. Foram elencados programas de cooperação internacional com diversos países, como França, EUA e Reino Unido que tem como objetivo apoiar projetos em parceria com foco na inovação em diferentes áreas.
Sobre o Ciência sem Fronteiras, Carlos Nobre disse que a inovação é um balizador do programa, que já foi criado com essa dimensão, pois focou em áreas consideradas estratégicas. O presidente afirmou que o programa, que agora chega para conclusão da meta inicial, também será avaliado, principalmente a modalidade de graduação, que foi algo novo e realizado em grande escala, mas ressaltou que os estudantes desta modalidade serão os profissionais que, no futuro, estarão atuando na academia e nas empresas. O CsF, criado em dezembro de 2011 já concedeu 101.446 bolsas de estudo, os últimos selecionados na primeira fase do programa viajam neste segundo semestre de 2015.
Periódicos
Criado em 2000, o Portal de Periódicos da Capes participa da ExpoT&C com espaço especial no estande da Capes onde traz o "Café Periódicos" e divulga o aplicativo do Portal. Também está disponível em dispositivos "touch" a história da biblioteca virtual. Com um design leve e moderno, o hotsite disponibiliza aos usuários uma linha do tempo, com as informações mais relevantes da trajetória do Portal desde o ano 2000, galeria de fotos, entre outros tópicos.
Outra contribuição importante do Portal de Periódicos para a 67ª Reunião da SBPC são os minicursos, que objetivam esclarecer dúvidas e orientar os usuários sobre as ferramentas disponíveis. Os treinamentos acontecem até amanhã,16, entre 8h30 e 10h30, na área AT 07 – Sala 168. Para participar, é necessário realizar a inscrição na área de Treinamentos do Portal.
Ao lado do Portal, a Capes está divulgando os diversos programas em andamento, como o Ciência sem Fronteiras, os programas voltados à formação de professores da educação básica e tira dúvidas dos participantes.
67ª Reunião Anual da SBPC
A reunião da SBPC acontece até o próximo sábado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O tema desta edição é Luz, Ciência e Ação. Acesse a programação na
página
do evento.
Fabiana Santos