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Presidente Anderson Correia fala sobre o Programa Ciência na Escola
1) Como o Programa Ciência é 10! se integra ao conjunto de ações do Ministério da Educação?
R:
O Ciência é10! Se enquadra na proposta do Ministério da Educação (MEC) de reconhecimento da CAPES como elo central do programa de formação de professores em nível nacional, nas esferas federal, estadual e municipal, a partir de parcerias. Temos uma meta de especializar 50% dos professores em suas áreas de atuação, até 2024. Aqui trabalhamos também com os objetivos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), de implantar o Programa Ciência nas Escolas.
2) Qual o papel da CAPES no cumprimento das metas do MEC para os 100 dias?
R:
O balanço dos 100 dias do governo federal elenca várias metas para a Educação, dentre elas o Ciência nas Escolas. Este é um programa voltado à formação de professores da educação básica e do ensino médio. A CAPES trabalha dentro dessas metas e o Programa Ciência é 10! é um dos resultados deste esforço. O MEC espera que a CAPES atue na formação de professores. Somos o elo central da formação de professores no país.
3) Em quais outras frentes a CAPES trabalha para atender o MEC na qualificação do professor do ensino básico?
R:
Além do Ciência é 10! A CAPES possui outros programas voltados à formação de professores. Temos, por exemplo, o Pibid, que é focado na iniciação da docência, o Parfor, que é o Programa Nacional de Formação de Professores, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – com dezenas de cursos e centenas de polos participantes –, e temos também o Residência Pedagógica, cujo foco é a formação prática. Com todos estes programas, a CAPES consegue cumprir e ajudar no cumprimento de uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) que é a especialização e a formação dos professores da Educação Básica.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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