Notícias
PIBID/RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Prêmio Paulo Freire é entregue a bolsistas da CAPES
Durante a solenidade de abertura do IX Encontro Nacional da Licenciatura (Enalic) na noite desta quarta-feira, 6, foram anunciados os vencedores da 1ª edição do Prêmio Paulo Freire. O objetivo é reconhecer os melhores trabalhos acadêmicos de bolsistas dos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica. Ambas as ações são iniciativas da CAPES. Foram selecionados dez projetos, dois por região.
Uma das vencedoras é Emanuelly da Silva Ferreira, que faz licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Pará (UFPA) e é bolsista do Pibid. Ela criou uma sequência didática, a partir da série de filmes e livro sobre a saga de Harry Potter, para o ensino de porcentagem e potenciação. São utilizados jogos de tabuleiro e de enigma para alunos da 8ª série do ensino fundamental. “Tento fazer com que os alunos enxerguem a matemática com um novo olhar, instigar o ensino de forma descontraída”, explica.
Já Romário Costa, estudante de Artes na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bolsista do Residência Pedagógica, produziu um artigo que discute experiências antirracistas e de perspectivas democráticas com a utilização das artes visuais. Uma das iniciativas foi a criação do selo Escola Antirracista pelo Ministério Público baiano. “Receber esse prêmio é muito significativo; é a inserção do direito a uma educação sensível, que promova não só os conteúdos, mas outras esferas da educação”, afirma.
Para os dois, a bolsa da CAPES é fundamental para se manter na universidade. “Esse benefício, assim como o conjunto de ações afirmativas, é importante para que eu consiga estudar, comprar materiais didáticos e investir no processo de pesquisa. Além disso, é um direito”, ressalta Romário. “Sem a bolsa, teria saído da faculdade para tentar trabalhar. O Pibid é meu alicerce”, acrescenta Emanuelly, que mora com a mãe e duas irmãs.
O Prêmio Paulo Freire é realizado com os recursos que o Enalic recebeu do Programa de Apoio para Eventos no País para a Educação Básica (Paep-EB) da CAPES. Todos os vencedores receberam passagens para se deslocar das suas cidades até o local do evento, em Lajeado (RS), hospedagem e certificado.
Vencedores do 1º Prêmio Paulo Freire
Centro-Oeste: Mirelly de Medeiros Corrêa (IFG) e
Douglas Ferreira Alves de Carvalho (UFG)
Norte: Emanuelly da Silva Ferreira (UFPA) e Renato Fonseca Ferreira (UFRR)
Nordeste: Jilcleison Nascimento Silva (Ifbaiano) e Romário Costa (UFBA)
Sudeste: Caroliny Monico (Ifes) e Maycon Vieira (UFV)
Sul: Talita Cividini (UFPR) e Bruna Mascotte.
A relação de todos os trabalhos vencedores pode ser acessada em https://enalic.com.br/resultado-premio-paulo-freire
Pibid e Residência Pedagógica
Criado em 2007, o Pibid proporciona aos estudantes da primeira metade do curso de licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, desenvolvendo ações e projetos. O Programa já atendeu 341 mil estudantes e conta, atualmente, com a parceria de 248 instituições de ensino superior e a participação de 49.278 bolsistas de iniciação à docência. O Residência Pedagógica, que beneficiou 108 mil alunos desde o seu início em 2018, tem como finalidade fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes da segunda metade dos cursos de Licenciatura. Atualmente, o Programa concede bolsas a 31.345 residentes e é realizado em parceria com 225 instituições de ensino superior.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES