Notícias
MULHERES NA CIÊNCIA
Prêmio Futuras Cientistas será entregue nesta terça, 12
Será entregue nesta terça-feira, 12 de novembro, às 16 horas, o Prêmio CAPES Futuras Cientistas. A iniciativa reconhece o trabalho de ex-alunas e professoras das escolas públicas estaduais do ensino médio e incentiva a participação feminina na ciência por meio da produção de excelência em pesquisa científica e tecnológica nacional e pela disseminação de informações.
A cerimônia de premiação acontece no auditório da CAPES, em Brasília, e será transmitido ao vivo no Canal da Fundação no YouTube. A alunas vencedoras receberão certificado e medalha. Para as professoras e tutoras, a premiação consistirá no apoio financeiro para a participação em congresso nacional relacionado à área de seu projeto de trabalho, com um valor máximo de R$ 6 mil.
A iniciativa é realizada em parceria entre a CAPES e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que apoia o desenvolvimento da região e mantém laboratórios de referência nas áreas de biotecnologia, microeletrônica e nanotecnologia.
O objetivo da premiação é identificar, dar visibilidade e valorizar alunas e professoras de escolas públicas estaduais como forma de incentivar o aumento da participação feminina nos espaços de desenvolvimento científico das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
O Prêmio será concedido a 27 estudantes, uma por unidade da federação (UF), que tenham participado e sido aprovadas no Módulo Imersão Científica do programa Futuras Cientistas 2023, realizado pelo Cetene, e ingressado na graduação em uma universidade pública. Também serão premiadas 27 professoras que integraram a iniciativa, uma de cada UF, além de 15 tutoras com projetos aprovados no Programa, sendo três de cada região do País.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES