Notícias
Prêmio Capes de Tese terá premiações especiais
No dia 22 de julho, os autores das melhores teses de doutorado defendidas em 2007 estarão em Brasília para a cerimônia de entrega de um dos mais abrangentes reconhecimentos da comunidade acadêmica brasileira. O Prêmio Capes de Tese, concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entregará prêmios especiais para novos doutores.
Na data também se comemora o aniversário de 58 anos da Capes. As comemorações se iniciam na parte da tarde com o Seminário Capes 58, seguido da cerimônia de entrega do Prêmio. O local é o edifício-sede da Capes, no Setor Bancário Norte, em Brasília.
Instituída em 2005, a premiação consagra os 38 trabalhos mais significativos nas áreas do conhecimento reconhecidas pela instituição. O Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese selecionada em cada uma das áreas do conhecimento que têm coordenador de área nomeado pela Capes.
Grande Prêmio
Na ocasião também serão premiadas as três melhores teses nas grandes áreas de Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, e Ciências Humanas. Os vencedores recebem certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado de um ano; o orientador, certificado e auxílio equivalente a uma participação em congresso, ou igual soma de recursos para o custeio de projeto aprovado pela Capes; se houver mais de um orientador, o auxílio é dividido; distinção ao programa em que foi defendida a tese; e certificado para eventuais co-orientadores.
Os benefícios do Prêmio se referem ao país, enquanto que os do Grande Prêmio se destinam a uso no exterior. Outras 65 teses receberão menção honrosa.
Especiais - Instituições parceiras vão conceder prêmios especiais. Desde a primeira edição do Prêmio, em 2006, a Fundação Conrado Wessel (FCW) concede US$ 15 mil a cada um dos três vencedores do Grande Prêmio Capes de Tese. Já o vencedor do Prêmio Capes da área de Astronomia/Física será agraciado com R$ 15 mil pelo Instituto Paulo Gontijo (IPG), que pela primeira vez concede o benefício.
Para esta edição, 487 teses foram inscritas. Das 44 áreas do conhecimento, 38 foram selecionadas pela comissão de premiação. A região Sudeste teve 388 inscritas; Sul, 65; Centro-Oeste, 17; Nordeste, 16. A região Norte teve apenas uma tese inscrita. O edital 2009 do Prêmio Capes de Tese será lançado durante a solenidade.
Confira os premiados na página.
Aniversário - Criada em julho de 1951 com o objetivo de assegurar a existência de pessoal especializado em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades dos empreendimentos públicos e privados que visam ao desenvolvimento do país, a Capes chega a seu 58º aniversário como um dos principais agentes no desenvolvimento da educação e do sistema de ciência e tecnologia do Brasil.
Sua expansão ao longo destes anos é significativa. Em 1953, a Capes concedeu 79 bolsas, das quais 54 se destinavam ao estudo no exterior. Atualmente ela financia 60% das bolsas de pós-graduação oferecidas pelo estado brasileiro, um total de 40 mil concessões no Brasil e 4 mil fora do país.
A Capes avalia e fomenta mais de 3,6 mil cursos de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento. Seu Portal de Periódicos fornece acesso gratuito a mais de 12 mil títulos e 126 bases referenciais e possui aproximadamente. No plano internacional, a instituição possui 700 projetos de cooperação em andamento.
Nova missão - O ano de 2008 foi marcado pela ampliação da missão da Capes, que assumiu também o desafio de atuar na formação e qualificação de docentes para a educação básica, além de dar continuidade às atividades na pós-graduação. Assim, a agência passa, desde janeiro deste ano, a desenvolver uma missão muito mais ampla, operando dentro de uma visão sistêmica da Educação, atuando em todos os níveis, cobrindo a formação básica, a aprendizagem tecnológica, a pós-graduação e o pós-doutorado.
O novo direcionamento da instituição inclui também um conjunto de ações inovadoras que visam integrar a pesquisa realizada nas universidades com as demandas do setor produtivo. Nesse sentido, a Capes passou a ter participação atuante na implementação de linhas fomento que atendam às políticas estratégicas de governo voltadas para o projeto de modernização e inovação tecnológica do País.
Com essa nova competência, a Capes subsidia o Ministério da Educação na formulação de políticas nacionais para as áreas de educação básica, educação a distância e pós-graduação com atuação que pode ser resumida em cinco grandes linhas: avaliação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), formação de recursos humanos de alto nível no País e exterior, cooperação internacional, acesso e divulgação da produção científica, bem como na formação de pessoal qualificado para educação básica.