Notícias
Prazo para apresentar planos de fomento termina dia 16
As instituições interessadas em participar do Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (Prof Licenciatura) têm até a próxima terça-feira (16) para apresentar o plano de aplicação de recurso de custeio, por meio da Plataforma Freire. O objetivo da iniciativa, criada pela CAPES no mês passado, é melhorar a qualidade dos cursos de licenciatura e promover a integração de Instituições de Ensino Superior (IES) e escolas.
Os recursos destinam-se ao custeio de atividades que envolvam a participação dos graduandos em projetos feitos nas escolas. Serão apoiados os projetos aprovados pelos programas de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica.
Poderão participar do novo programa da CAPES as IES públicas e privadas sem fins lucrativos. É necessário que a instituição tenha, pelo menos, dois núcleos do Pibid ou do Residência Pedagógica e não apresentem situação de inadimplência junto à CAPES e à administração pública federal.
A CAPES destinará ao programa R$ 8 milhões, em 2018. Com o recurso, a IES poderá custear produtos de consumo, como material educativo, esportivo e de pesquisa, serviços de terceiros, como gráfica e ingressos para atividades culturais, passagens e despesas com locomoção. É proibido o uso da verba para pagamento de pessoa física e gastos em atividades não previstas no Pibid e no Residência Pedagógica.
Técnicos da Capes analisarão os documentos até 26 de outubro. Os recursos serão pagos de 26 de novembro a 31 de dezembro deste ano. Mais informações no endereço do Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (Prof Licenciatura).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES