Notícias
AVALIAÇÃO
Pós-graduação deve protagonizar ciência e tecnologia
CAPES participa de aula inaugural dos programas de pós-graduação da Universidade Federal Rural do Semiárido
A pós-graduação deve ser protagonista no desenvolvimento científico e tecnológico para que o Brasil cresça social e economicamente. Com essa mensagem, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriu a aula inaugural dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu do semestre letivo 2/2020 da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), no Rio Grande do Norte.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, afirmou que é preciso ter atenção à avaliação dos programas de pós-graduação para que o desenvolvimento do país se dê de forma sustentável: “A avaliação é fundamental para que possamos consolidar cada vez mais nosso Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) para contribuir, da maneira mais significativa possível, para o desenvolvimento social e econômico do nosso País”. Aguiar destacou dois PPGs da Universidade: Fitotecnia, com nota 6 pela CAPES, e Ciência Animal, nota 5.
A declaração foi dada em reunião por videoconferência. A fala de Aguiar seguiu as de Ludimilla Oliveira, reitora da Ufersa, que destacou o objetivo de colocar a instituição como “referência do semiárido”, e Débora Evangelista, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, que citou o fato de a Universidade estar em um momento de se planejar para a retomada de atividades semipresenciais.
Além da fala de Benedito Aguiar, duas palestras de coordenadores de áreas compõem a programação. Robert Evan Verhine (Educação) e Ronaldo Lopes Oliveira (Zootecnia e Recursos Pesqueiros) falam sobre os desafios da autoavaliação no contexto da avaliação quadrienal da Fundação e sobre o Qualis , respectivamente. O evento é transmitido pelo canal da Ufersa no Youtube . O cronograma prevê duração até as 17h30.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES