Notícias
DIA DA UNIVERSIDADE
Pós-graduação atua pela sustentabilidade do País
A pós-graduação responde por mais de 90% da produção científica brasileira. Espalhados por instituições de ensino superior, diversos programas de mestrado e doutorado desenvolvem as condições do Brasil e tornam o País mais sustentável. Neste Dia da Universidade, 18 de janeiro, a CAPES destaca o trabalho da bolsista Cínthia Mara, de Mogi das Cruzes (SP). A pesquisadora trabalha para conscientizar a população local da importância do cinturão verde da região próxima a São Paulo, uma das maiores cidades do mundo.
Mestranda na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Cínthia analisa a percepção socioambiental de moradores da região e outras partes interessadas na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Botujuru – Serra do Itapety, localizado no munícipio de Mogi das Cruzes (SP). Sua intenção é destacar a importância da participação social nos diálogos sobre a biodiversidade, bem como fortalecer políticas públicas relacionadas ao manejo e gestão da unidade de conservação.
“Essa pesquisa é participativa e descritiva, baseada em levantamentos de dados secundários por meio de pesquisa bibliográfica e dados primários a partir de entrevistas in loco na área de estudo”, explica Cínthia. A cientista diz que os resultados servirão para desenvolver indicadores e dados para contribuir com as “tomadas de decisão da gestão da RRPN Botujuru”.
Mogi das Cruzes fica na região da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, que integra a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Essas reservas são tentativas de conter a expansão de áreas urbanas próximas a uma das maiores cidades do mundo, com mais de 12 milhões de habitantes. A pesquisa, portanto, se propõe a lutar pela sustentabilidade e pela mitigação de mudanças climáticas.
Segundo Cínthia Mara, “a importância do Cinturão Verde próximo à megalópole de São Paulo é monumental, especialmente considerando o contexto de uma das cidades mais populosas do mundo. Essa região desempenha um papel crucial na mitigação dos impactos ambientais associados à expansão urbana, oferecendo uma série de benefícios que reverberam além das fronteiras geográficas”.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES