Notícias
PESQUISA
Portal de Periódicos da CAPES mantém 89 contratos
Com 434 instituições participantes, o Portal de Periódicos da CAPES oferece mais de 42 mil publicações de todas as áreas do conhecimento. Maior iniciativa da América Latina para consulta a conteúdo científico produzido no Brasil e exterior, a plataforma contribui há mais de 20 anos com a formação de pesquisadores. Em 2021, somente entre janeiro e agosto, foram mais de 100 milhões de acessos a textos completos e referenciais de pesquisa e resumo.
Desde novembro de 2021, o portal tem uma nova interface, mais moderna, que facilita a pesquisa e o acesso à informação científica. Os pesquisadores podem usufruir, além das publicações, de bases de obras de referência, patentes, livros, teses, dissertações, repositórios institucionais e arquivos abertos, com monografias, documentos, estatísticas, normas técnicas e audiovisuais.
O Portal de Periódicos democratiza o alcance a conteúdos atualizados, sem limitações geográficas ou de horário. Os estudantes, professores e pesquisadores das instituições participantes podem acessar o seu conteúdo de forma remota e por aplicativo móvel próprio para celulares e tablets .
Conforme explica Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País, o Portal de Periódicos foi criado “para otimizar a política de acesso atualizado ao conhecimento científico. Sua implantação reduziu o custo médio do acesso por usuário e direcionou os investimentos feitos pelo governo. Ele promove o acesso a um acervo amplo e atualizado e a bases de referência sem limitações geográficas."
Para garantir o acesso de pesquisadores e estudantes a todo esse conteúdo de alto nível disponível no Portal de Periódicos, a CAPES mantém atualmente 89 contratos com 83 editoras internacionais. Com o aumento no valor do dólar, em parte devido à pandemia da COVID-19, os custos dos contratos, firmados em moeda estrangeira, sofreu considerável aumento.
Assim, de modo a manter o conteúdo do Portal e, ao mesmo tempo, zelar pelos recursos públicos, a CAPES optou por negociar preços com os editores. No decorrer do processo, a Fundação não permite aumentos abusivos e todas as recomendações e determinações dos órgãos de controle são atendidas em sua integralidade.
Em alguns casos, as negociações podem se estender além do programado, como já ocorreu outras vezes em períodos anteriores. De qualquer modo, a CAPES continuará trabalhando para manter os acessos da comunidade aos acervos assinados, assim como para executar, de maneira eficiente, o orçamento disponível para o Portal de Periódicos.
Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativ
a
(Foto:
Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES