Notícias
Portal de Periódicos da Capes amplia seu acervo
Entre 2003 e 2008, o governo federal incluiu 10,2 mil novos títulos no Portal Brasileiro de Revistas Científicas, multiplicando por quase 6 vezes o acervo do serviço - o número de títulos disponibilizados saltou de 2.096, em 2002, para mais de 12.000 em 2008. O número de bases referenciais passou de 13, em 2002, para 126 este ano, além de outras seis bases dedicadas exclusivamente à pesquisa por patentes. Também o número de instituições de ensino e pesquisa interligadas ao serviço duplicou entre 2002 e 2008, de 98 para 194 (154 das quais com acesso gratuito ao conteúdo disponibilizado por meio da internet).
Os avanços resultam dos mais de R$ 349 milhões investidos pelo governo brasileiro no Portal de Periódicos da CAPES, nos últimos seis anos. Recursos que possibilitaram um crescimento de cerca de 860% do número de acessos nos últimos cinco anos. Em 2002, foram contabilizados 6,6 milhões de consultas às publicações disponibilizadas pelo serviço. Em 2007, estas consultas ultrapassaram 56,5 milhões. Também foram ampliadas as áreas do conhecimento atendidas pelo Portal, que anteriormente eram concentradas nas Ciências Exatas, Engenharias e Ciências da Saúde. Atualmente, há um volume considerável de títulos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras e Artes. O tipo de material incluído no Portal também vem sofrendo modificações. Foram incluídos neste período mais de 150 mil livros eletrônicos e importantes enciclopédias.
No início do mês de julho foi assinado contrato entre a CAPES e o Commonwealth Agricultural Bureaux (CAB International), a fim de disponibilizar, para os pesquisadores brasileiros, todo o conteúdo da base de dados CABI Compendia, por meio do Portal de Periódicos CAPES, beneficiando a comunidade acadêmica e científica com informações atualizadas nas áreas de saúde animal, aqüicultura, espécies arbóreas, culturas e plantios.
Para 2009, foram adquiridos 30 títulos da American Society of Civil Engineers (ASCE) e 22 do Institution of Civil Engineers (ICE), todos na área de Engenharia Civil. Também foram assinados 37 títulos da Maney Publishing, que cobre diferentes campos da Engenharia, com destaque para a Civil, Eletrônica, Química e Mecânica. Na área de meio ambiente, os usuários do Portal de Periódicos terão acesso a quatro títulos da Ecological Society of America (ESA). Foram adquiridos, ainda, 63 periódicos da Mary Ann Liebert, especializada em Ciências Biomédicas e Ciências da Vida, Medicina, Engenharia e Informática, Direito, Psicologia e Saúde Pública. A Capes também assinou coleção completa de mais 3.500 livros de todas as áreas do conhecimento, publicados pela Elsevier e o conteúdo de 101 periódicos de Medicina das editoras Clinics e Masson.
Além dos novos títulos contratados, será ampliado, para o ano que vem, o número de insituições que poderão acessar as revistas da Nature Publishing Group, que passam de 122 para 167. O acesso à coleção de mais de 2.200 periódicos on-line da Elsevier foi estendido para mais 46 instituições de ensino superior e para as todas as Fundações de Amparo e Apoio à Pesquisa. Também foi ampliado para 200 instituições o acesso às bases de dados Scopus, Compendex e Cell Press, todas da Elsevier, e da base SciFinder da Chemical Abstracts Service.
O Portal de Periódicos da CAPES, que existe há oito anos, é, atualmente, uma das maiores ferramentas do mundo de acesso à produção científica mundial. Podem utilizar o conteúdo universidades, órgãos governamentais e empresas privadas (estas últimas pagam pelo uso). O acesso a esse instrumento de pesquisa vem despertando o interesse de países vizinhos que vêem no Portal um exemplo de programa de governo bem estruturado que concentra as aquisições em um único órgão, o que leva a otimização dos custos. (Assessoria de Comunicação da CAPES)