Notícias
Portal auxilia pesquisa na área de saúde
O Portal de Periódicos apóia a pesquisa científica das primeiras linhas até a análise das conclusões. Prova disso é um dos estudos sobre AIDS, desenvolvido pelo Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em linhas gerais, o projeto comprovou que a prevenção da AIDS não acontece somente por meio campanhas públicas, mas também com o trabalho contínuo de informação e discussão junto a população.
O Projeto Horizonte foi criado em 1994 e é financiada pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Os voluntários do Projeto são homens que fazem sexo com homens, não infectados pelo HIV, que são acompanhados ao longo do tempo.
Os objetivos do Projeto incluem determinar a incidência e a prevalência da infecção pelo HIV; avaliar o impacto das intervenções educativas e do aconselhamento nesta incidência e disponibilizar informações e instrumentos para que os voluntários estejam preparados para participar de futuros ensaios clínicos com vacinas preventivas anti-HIV.
Os voluntários retornam a cada seis meses, recebem material preventivo, fazem exames de sangue, participam de atividades sobre prevenção e ainda atuam como multiplicadores. Ao longo dos últimos 15 anos, dentre as 1.500 pessoas que passaram pelo projeto apenas 82 contraíram o HIV e quase todos foram infectados nos dois primeiros anos de participação.
A explicação, segundo Dirceu Greco, Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e Coordenador do Projeto Horizonte, é que o risco de infecção tem uma grande queda após dois anos de trabalho preventivo. O médico explica que o Projeto ainda oferece aos participantes a oportunidade de discutir e aprofundar sobre os diversos temas relacionados à infecçao pelo HIV, incluindo a possível participação em futuros ensaios com vacinas candidatas anti-HIV.
Para o desenvolvimento do estudo, Grecco combina a análise de campo com o acesso freqüente ao acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A ideia é utilizar o Portal para o levantamento contínuo de informações que possam contribuir com políticas e estratégias de prevenção mais eficazes.
Ética e polêmicas
Para o professor, o Portal de Periódicos é uma ferramenta importante para que a pesquisa científica possa ser mais dinâmica e apresentar resultados mais consistentes. Motivado pela polêmica e questionamentos éticos ligados à AIDS, Greco também desenvolve uma pesquisa ligada à Bioética. Trata-se da área do conhecimento voltada à discussão sobre como devem ser realizados tratamentos e pesquisas com seres vivos, abordando desde questões ligadas à biossegurança e bem-estar de cobaias até aborto e clonagem.
“A infecção pelo HIV/AIDS é um grande campo para a ética, pois envolve a discussão sobre morte, sexualidade, populações marginalizadas e vulneráveis, sigilo, confidencialidade e preconceito”, comenta o pesquisador. Atualmente, Greco pesquisa mais intensamente sobre os mecanismos para a proteção dos voluntários de pesquisa.
Novos desafios
Assim como a epidemia da AIDS chocou e mudou o comportamento da sociedade no inicio da década de 1980, recentemente a ameaça da nova gripe Influenza H1N1 também foi marcante. Tendo o Portal como uma das ferramentas de pesquisa, Greco participa de um projeto nacional do Ministério da Saúde, coordenado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), para a caracterização dos fatores de risco da doença, bem como quais são os perfis de indivíduos mais vulneráveis.
Um dos objetivos do estudo é fornecer informações para deixar o sistema de saúde mais bem preparado para o enfrentamento da próximas ondas do vírus no Brasil. Segundo Greco, a pesquisa ainda está na fase de coleta de dados.
(Fonte: Portal de Periódicos da Capes)