Notícias
PNPG é tema de mesa-redonda de evento em Natal
O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) foi tema de mesa-redonda, realizada nesta terça-feira, 27, em Natal (RN), nas atividades da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Na ocasião, o diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Emídio Cantídio de Oliveira, falou de ações previstas no PNPG 2005-2010 e que foram implementadas ao longo do período de vigência do plano, que encerra este ano.
O diretor citou ações implementadas pela Capes por orientação do PNPG 2005-2010. São elas: redução de assimetrias regionais (Norte, Nordeste e Centro-Oeste); indução em áreas do conhecimento; indução em áreas estratégicas; e parcerias nacionais. Alguns programas criados no âmbito dessas orientações foram apresentados por Oliveira. Com relação à redução das assimetrias regionais, foram criados o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - Ação Novas Fronteiras (Procad-NF); Programa de Doutorado Interinstitucional Novas Fronteiras (Dinter-NF); Bolsa para Todos e outros.
Bolsas para todos
Sobre o programa Bolsa para Todos, o diretor apresentou alguns dados. Em 2009, foram concedidas 490 bolsas de mestrado e 69 de doutorado para a região Norte; 578 de mestrado e 91 de doutorado para a região Centro-Oeste; e 940 de mestrado e 537 de doutorado para o Nordeste. Em 2010, o Norte recebeu 172 bolsas de mestrado e 49 de doutorado; a região Centro-Oeste recebeu 310 de mestrado e 67 de doutorado; e o Nordeste recebeu 972 de mestrado e 334 de doutorado. No total, desde a criação do programa, há um ano, foram concedidas 3.462 bolsas de mestrado e 1.147 de doutorado.
Indução
Com relação à indução em áreas do conhecimento, Emídio Cantídio falou de investimentos feitos em forma de bolsa e custeio para bionanotecnologia, Pró-Botânica e Pró-Ciências do Mar. Já a indução em áreas estratégicas permitiu a criação, por exemplo, dos programas Pró-Engenharias, Pró-Defesa e TV-Digital.
Parcerias
O diretor de Programas e Bolsas da Capes disse que as parcerias nacionais da agência cresceram nos últimos. Há parcerias com os ministérios do Planejamento, da Saúde, da Cultura, da Defesa, da Indústria e Comércio Exterior, além da ampliação de parcerias com agências como o Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre as ações foram citadas a concessão de bolsas para os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e também a criação do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), que atende à política de desenvolvimento produtivo, antiga PITCE. Outras parcerias que avançaram nos últimos anos são com as fundações de amparo à pesquisa (FAPs) dos estados.
2011-2020
O coordenador da Comissão Nacional responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), relativo ao período 2011-2020, Francisco César de Sá Barreto, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explicou como tem sido o processo de elaboração do plano que dará diretrizes para a pós-graduação na próxima década. O documento será incorporado ao Plano Nacional de Educação (PNE).
Sá Barreto apresentou alguns dos capítulos que estão sendo estruturados no âmbito do plano. São eles: Situação atual da PG; Crescimento/Perspectivas; Assimetrias; Avaliação; RH para empresas; Inter (multi) disciplinaridade; Internacionalização e cooperação internacional; PG e a melhoria da qualidade da educação básica; Financiamento; Indução – O papel da Capes; Programas Nacionais Estratégicos; e Diretrizes. A Comissão deverá apresentar a proposta do referido plano até o dia 30 de outubro de 2010.
SBPC
A 62ª Reunião Anual da SBPC segue até sexta-feira, 30, no campus da UFRN. A Capes participa do evento com estande na EXPOT&C;, onde é apresentado o Portal de Periódicos. Também está sendo realizado, durante a semana, o minicurso Pesquisa bibliográfica: como usar o portal de mais de 22 mil periódicos da Capes.
Nesta quarta-feira, 28, o diretor de Educação Básica Presencial da Capes, João Carlos Teatini, participará da mesa-redonda Carta de Brasília: Repercussões na Formação e Intervenção Pedagógica, às 15h30 na Escola de C&T;, Sala 5. Também participam da mesa-redonda Valter Bracht (UFES), Dinah Vasconcellos (UFF) e Dulce Maria Filgueira de Almeida Suassuna (UnB).
Acesse aqui mais informações sobre o evento.
Veja o que já foi publicado sobre o assunto:
Encontro aborda formação de doutores e qualificação das universidades públicas
Produção científica é destaque em abertura de evento