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Pibid da UFPEL realiza diagnóstico de escolas
Durante o mês de setembro, os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) tiveram a tarefa de fazer um diagnóstico de escolas. O objetivo era a coleta de informações e realização de levantamentos sobre o ensino da área de Artes. Para esta tarefa, foram utilizados recursos como fotografias, vídeos e imagens.
No dia 29 de setembro, os grupos responsáveis pelas escolas Instituto de Educação Assis Brasil, Colégio Estadual Dom João Braga, Escola Municipal Ministro Fernando Osório, Escola Municipal Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, Escola Estadual de 2° Grau Nossa Senhora Lourdes e Escola Técnica Estadual de 1° e 2° Graus Prof. Sylvia Mello apresentaram os diagnósticos para a supervisora da área de Teatro, Taís Ferreira, e para o coordenador-geral do Pibid na UFPEL, Verno Kruger.
Os diagnósticos e os arquivos power-point utilizados pelos grupos na apresentação, estão disponíveis para download.
Pibid
O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. A edição 2009 do Pibid aprovou projetos de 89 instituições, totalizando 506 subprojetos.
Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
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