Notícias
FAMÍLIA EM FOCO
Pesquisas vão estudar situação das famílias brasileiras
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Secretaria Nacional da Família (SNF) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, assinaram nesta segunda-feira, 19, protocolo de cooperação para incentivar o desenvolvimento de estudos relacionados à organização e situação atual das famílias brasileiras.
O Programa Família e Políticas Públicas no Brasil vai apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e a formação de pessoal qualificado nos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu . Pelo acordo, com duração de três anos, serão financiados seis projetos, com 50 bolsas de mestrado e pós-doutorado. O investimento soma aproximadamente R$2,4 milhões, divididos entre a CAPES e a SNF. A secretaria também destinará R$ 300 mil para o custeio das propostas selecionadas.
“Mais uma vez nos unimos em parceria para apoio a estudos, na busca de soluções para os problemas que afligem a nossa sociedade”, destacou Benedito Aguiar, presidente da CAPES. Para ele, “com certeza, essas pesquisas contribuirão para a melhoria da qualidade de vida das famílias brasileiras”.
Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, agradeceu à CAPES por ter acreditado na proposta e por investir na família, em um país tão plural como o Brasil. Ela espera que esse seja apenas o pontapé inicial para uma série de ações na área para que “quem sabe, em dez anos tenhamos muitas publicações sobre o assunto”.
Victor Godoy, secretário-executivo do Ministério da Educação, colocou o MEC à disposição para construir novas parcerias no fortalecimento de políticas transversais “para que possa avançar cada vez mais no sentido de fortalecer a família brasileira e, com isso, conseguir um futuro melhor para o nosso País”.
Ao término da cerimônia de assinatura, Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País da CAPES, disse que “os estudos científicos e a formação de recursos humanos só contribuem para solucionar os problemas da família brasileira”. Ela concluiu afirmando que espera ser essa “a primeira de muitas ações a desenvolver na parceria entre a CAPES e a SNF”.
Programa
As regras para a seleção dos projetos devem ser divulgadas em edital e terá uma proposta em cada uma das seis áreas temáticas que compõem o acordo: Políticas Familiares, Dinâmica Demográfica e Família, Equilíbrio Trabalho-Família, Tecnologia e Relações Familiares, Saúde Mental nas Relações Familiares, e Projeção Econômica das Famílias.
Em um dos temas a proposta apresentada deve analisar o investimento em políticas familiares no Brasil. Em outro, o objetivo é analisar a estrutura demográfica familiar no Brasil. Os projetos selecionados também deverão discutir as diferentes medidas para conciliar trabalho e família e identificar perfis de consumo de tecnologia nas famílias brasileiras bem como seus impactos nas relações familiares de modo a fundamentar as ações futuras da SNF.
Entre as áreas temáticas de pesquisa, ainda serão investigadas as características das famílias que possuem integrantes em sofrimento emocional relacionados à automutilação e ao suicídio e a relação com a violência intrafamiliar, o abuso sexual e o abandono. Identificar e analisar os diferentes tipos de benefícios econômicos direcionados às famílias no âmbito internacional e avaliar a viabilidade desses auxílios no Brasil é outra finalidade da parceria.
Para Ângela Gandra Martins, secretária Nacional da Família, um estudo metódico e profundo é essencial para executar políticas públicas: “A parceria com a CAPES, que conta com larga experiência em trabalho científico, é tão importante na implementação de pesquisa acadêmica em políticas públicas familiares, fundamentais para um sólido desenvolvimento econômico e social, como bem comprovado pelos países que têm investido nesse alicerce”.
Acesse a íntegra do Termo de Execução Descentralizada e o Plano de Trabalho celebrados entre as CAPES e a Secretaria Nacional da Família.
Legenda das imagens:
Imagem 1:
Ministra Damares Alves participa de lançamento do Família e Políticas Públicas no Brasil (Foto: Naiara Demarco CCS/CAPES)
Imagem 2:
Benedito Aguiar e Ângela Gandra assinam protocolo de cooperação
(Foto: Naiara Demarco CCS/CAPES)
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES