Notícias
Pesquisadores reúnem-se para debater problemas globais
Discutir soluções para problemas globais é o foco da conferência Systems Analysis and the Americas, que começou nesta quinta-feira, 05, na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela CAPES, pelo Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA) e pela FGV, além da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
Mauro Rabelo, diretor de Relações Internacionais, participou da abertura do evento e destacou a importância da parceria. "O IIASA faz pesquisas de altíssimo nível, é um instituto internacional que trabalha com uma visão sistêmica de problemas complexos que são transnacionais. É um olhar diferenciado, em vez de olhar localmente e pensar só na melhor maneira de fazer uma atividade, você pensa interação com todas as outras questões envolvidas", destacou.
As pesquisas apoiadas pelo IIASA são diversas. O instituto atua em problemas complexos para serem solucionados por apenas um país, ou uma disciplina, e estimula uma análise sistêmica dos temas para resolver prioridades sociais regionais.
Para Albert van Jaarsveld, diretor geral do IIASA, a CAPES ajuda a definir os temas de pesquisa e estratégias futuras para o instituto. "Essa interação fomenta uma rede internacional entre pesquisadores e auxilia o Brasil a alcançar objetivos regionais", afirma o diretor do instituto.
Desde 2017, quando teve início a seleção de bolsistas, 18 pesquisadores participaram de estudos no instituto.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES