Notícias
PRÊMIO CAPES DE TESE
Pesquisadora da UFRN vence Prêmio Dimensions Sciences
O conhecimento e a experiência em saúde, engenharia e biotecnologia levaram a pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Luciana de Andrade Mendes, a conquistar o Prêmio CAPES de Tese - Dimensions Sciences de 2021. A honraria é concedida pela CAPES e pela organização americana Dimensions Sciences (DS) para cientistas mulheres da área de biotecnologia, que trabalhem com tema voltado para inovação e empreendedorismo.
Com trajetória acadêmica originária da Fisioterapia, Luciana Mendes vem pesquisando e desenvolvendo tecnologias assistivas para auxiliar pessoas com deficiência física que tenham sido acometidas por acidente vascular encefálico (AVE). “A partir da união do meu know how em saúde e tecnologia, tenho me dedicado a fazer a interface entre estas áreas para buscar soluções tecnológicas para diminuir as barreiras que as pessoas com deficiência encontram no dia a dia por meio da tecnologia assistiva”, explica.
Durante o doutorado em Biotecnologia pelo Programa da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) na UFRN, Luciana explorou princípios anatômicos e neurofisiológicos para otimizar a estimulação elétrica neuromuscular na perna. A tecnologia pode, futuramente, ser aplicada em pacientes com sequelas de AVE. “O desenvolvimento da pesquisa foi focado na criação de um sistema de eletrodos e vestimenta para permitir uma maior eficiência na geração de movimento do pé, compatível com maior produção de força, maior resistência à fadiga e menor desconforto”, conta a pesquisadora.
Luciana Mendes considera a premiação uma excelente oportunidade criada pela CAPES e pela Dimensions Sciences para inspirar as mulheres do Brasil a acreditarem que é possível fazer ciência no país. “Sou mãe de duas crianças, professora, pesquisadora, esposa e cuido do lar. Esta láurea é um símbolo importante para que todas as jovens do Brasil saibam que a mulher pode sim fazer carreira acadêmica e científica qualificada, sem abrir mão da sua vida pessoal”.
Prêmio CAPES de Tese - Dimensions Science
A
premiação
é fruto de uma parceria entre a CAPES e a organização americana
Dimensions Sciences
(DS) para reconhecer doutoras no
Prêmio CAPES de Tese
. Em 2020 e 2021 o destaque irá para uma autora na área de biotecnologia com tema voltado para inovação e empreendedorismo.
Com o lema ‘Inspirando Futuros Cientistas’, a Dimensions Sciences é uma instituição sem fins lucrativos com sede em Washington (EUA), fundada por Márcia Vasconcellos Fournier, cientista brasileira e ex-bolsista da CAPES. A DS apoia cientistas e estudantes oferecendo bolsas de estudo para acesso a programas de ensino superior, pesquisa científica, inovação e intercâmbio internacional de pesquisadores.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock/
Metamorworks)
Imagem dentro da matéria:
Luciana de Andrade Mendes vem pesquisando e desenvolvendo tecnologias assistivas
(Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES