Notícias
BOLSISTA EM DESTAQUE
Pesquisa investiga supercondutividade e suas aplicações tecnológicas
Edine Silva dos Santos é graduada em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutoranda em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Bolsista da CAPES, ela estuda supercondutividade topológica.
Sobre o que é a sua pesquisa?
Estudei a supercondutividade a partir de sua abordagem eletrodinâmica, explorando as equações de London e a eletrodinâmica associada. Durante o mestrado, continuei investigando o tema, mas com foco na interface entre o supercondutor e o isolante topológico, analisando o que ocorre nessa interação. Já no doutorado, minha linha de pesquisa migrou para a supercondutividade topológica, com o objetivo de identificar modelos que manifestem esse fenômeno e que possam ser reproduzidos experimentalmente em laboratório.
De que forma a sua pesquisa pode contribuir para a sociedade?
A supercondutividade está em alta na indústria e já é amplamente aplicada em diversas áreas. Na China, por exemplo, é utilizada em trens de alta velocidade para o transporte de pessoas; na medicina, está presente em máquinas de ressonância magnética; enquanto na física é empregada em detectores de partículas. Essas aplicações mostram como a supercondutividade está diretamente ligada a avanços tecnológicos que beneficiam a sociedade, tornando processos mais eficientes, como transportes mais rápidos e com menor custo energético.
De que forma a bolsa da CAPES contribui para sua formação?
A bolsa da CAPES é essencial para a minha trajetória. Sou do interior da Bahia, e hoje moro no Rio de Janeiro, onde desenvolvo minha pesquisa. A bolsa não só me permite viver em outro estado e me dedicar integralmente ao trabalho acadêmico, como também viabiliza minha participação em eventos importantes, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES