Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
PEC/PG: Interessados têm até o dia 18 para se inscrever
Termina na próxima segunda-feira, 18/01, o prazo de inscrições para o processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG) . A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição serão concedidas até 50 bolsas de doutorado e os selecionados receberão R$2,2 mil durante 48 meses, assistência médica oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o pagamento da passagem de retorno ao seu país de origem, desde que conclua, com êxito, seus estudos no Brasil.
Para se candidatar às bolsas do PEC/PG, alguns requisitos precisam ser cumpridos. O concorrente não pode ser cidadão brasileiro nem binacional e não deve residir no Brasil. Além disso, deverá apresentar Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), ter currículo Lattes atualizado, um plano de trabalho em língua portuguesa, duas cartas de recomendação e cadastro na plataforma ORCID.
Loleny Tavares, natural de Cabo Verde, participou do PEC/PG e concluiu seu doutorado, em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O cabo-verdiano, teve cinco artigos publicados e outros três submetidos em revistas internacionais, ambas com Qualis A1, conta que conta que essa é uma oportunidade para que cidadãos de países em desenvolvimento tenham acesso à formação superior de qualidade: “As atividades superaram as minhas expectativas e contribuíram para o aprimoramento das minhas capacidades técnicas e de pesquisas”.
Para mais informações acesse o edital .
Legenda das imagens:
Imagem 1:
Loleny Tavares, natural de Cabo Verde, participou do PEC-PG
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2:
Serão concedidas até 50 bolsas de doutorado em universidades no Brasil
(Foto: Arquivo pessoal)
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES