Notícias
PEC-PG aprova bolsas de Mestrado e Doutorado
Foi publicado o resultado do edital do Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação ( PEC-PG) entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio do Departamento Cultural (DC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O PEC-PG aprovou 90 candidaturas a bolsas de Mestrado, a serem apoiadas pelo CNPq e 124 candidaturas a bolsas de Doutorado, acrescidas de 16 candidaturas de Mestrado naturais de Timor-Leste, totalizando 140 candidaturas a serem apoiadas pela Capes, para implementação em 2009.
As inscrições estiveram abertas no período de 30 de maio a dia 31 de julho de 2008 e o recebimento da documentação ocorreu nas Representações Diplomáticas brasileiras. O programa PEC-PG visa a formação de recursos humanos de países em desenvolvimento a realizarem estudos de pós-graduação em Instituição de Ensino Superior (IES) brasileiras. Foram priorizados os países que apresentaram candidatos no âmbito de programas nacionais de desenvolvimento sócio-econômico, acordados entre o Brasil e os países interessados. Participaram 29 países da África, Ásia e Oceania e 24 da América Latina e Caribe.
O processo seletivo iniciou com as inscrições, nas Missões Diplomáticas brasileiras, mediante a apresentação, por parte dos candidatos, dos documentos pedidos. Após a realização da triagem inicial dos documentos apresentados pelos candidatos, a Missão Diplomática encaminhou as respectivas candidaturas ao DC do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Depois disso, as agências financiadoras realizaram a pré-seleção das candidaturas e, em seguida, as agências encaminharam as candidaturas pré-selecionadas para o julgamento de mérito técnico-científico, realizado por consultores de reconhecida atuação nas diversas áreas do conhecimento. As candidaturas recomendadas pelo mérito técnico-científico foram submetidas à seleção final por priorização, realizada pelas agências financiadoras e as selecionadas foram ratificadas pelo Grupo de Supervisão do Programa PEC-PG, em reunião específica realizada para este fim.