Notícias
CAPACITAÇÃO
Participantes aprovam Curso ABC
O Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) tem trazido resultados positivos para os alfabetizadores infantis e alunos de licenciatura já inscritos. Entre os 154.710 participantes, há muitos elogios e expectativas quanto à capacitação, oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC).
Alunos de todo o País têm dado bom retorno sobre o conteúdo oferecido pelo Curso. Um exemplo é Érica Vilas Boas, de Curitiba (PR). A pedagoga está cursando sua segunda licenciatura e explica que “esse curso é diferenciado, pois amplia o conhecimento e a visão do professor/educador, formando outra perspectiva em relação à alfabetização”. Ela lembra que “cada criança é única e precisamos conhecer cada uma delas, para juntos construirmos o processo da alfabetização”.
Sônia Ramos, de Paulista (PE), atua na educação há 25 anos, com experiência na rede pública e privada e está satisfeita com o que tem aprendido no Curso ABC, uma vez que “os conhecimentos pedagógicos adquiridos na capacitação estão contribuindo para a prática em sala de aula, principalmente agora na pandemia, com as aulas remotas, para aprender e conhecer como se dá o processo de alfabetização”.
Mirna Mara, professora de educação infantil privada em Manaus (AM), acreditava não ser capaz de se concentrar nas aulas on-line , mas diz que o Curso está sendo muito proveitoso, pois tem dado novas perspectivas. Ela conta que a capacitação tem “renovado minhas práticas pedagógicas e ampliado os conhecimentos que eu já tinha, dando uma nova ‘roupagem’ à forma de ensinar”. A professora agradece o incentivo e agora pretende fazer uma pós-graduação, para melhorar sua carreira.
Para Lilian Voigt, professora da rede municipal de Orlândia (SP), o curso tem oferecido uma oportunidade valiosa para reflexão sobre sua prática diária. “Está abrindo meus olhos para a variedade de situações e necessidades em sala de aula e contribuirá muito para a construção do diálogo entre teoria e prática”, avalia a pedagoga. Ela conclui que “o curso oferece ao professor um caminho real de formação, fundamentado na teoria, reflexão e prática”.
Curso ABC
Com 180 mil vagas abertas, o curso começou em 11 de janeiro e já entregou quatro módulos. Porém, os interessados ainda podem se inscrever no Ambiente Virtual do MEC (
Avamec
) e ter acesso a todo o conteúdo ofertado.
A capacitação é parte do programa Tempo de Aprender e resultado da cooperação entre a CAPES, a Sealf, a Universidade Aberta de Portugal (UAB), o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade do Porto .
Legenda das imagens:
Imagem 1:
Érica Vilas Boas, de Curitiba (PR), tem 41 anos, é pedagoga e cursa sua segunda licenciatura, em história
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2:
Sônia Ramos, é de Paulista (PE), tem 56 anos e é pós-graduada em psicopedagogia
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 3:
Mirna Mara, de Manaus (AM), tem 48 anos e é professora de educação infantil na rede privada (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 4:
Lilian Vogt, de Orlândia (SP), tem 49 anos e é professora municipal
(Foto: Arquivo pessoal)
A CAPES é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES