Notícias
DIA DO PROFESSOR
Parfor leva formação a cidades de difícil acesso
Com base nessa realidade, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da CAPES, oferecido no munícipio em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), criou um projeto para atender às necessidades da região na área educacional. Os frutos já estão sendo colhidos. A primeira turma do curso de Pedagogia do município, com 38 alunos, se formou em setembro. A iniciativa é bom exemplo a ser destacado no Dia do Professor, comemorado neste domingo, 15 de outubro.
“O Parfor contribuiu muito com a minha formação. Mostrou que a nova dinâmica da Pedagogia é mais humana e social, respeitando as diferenças, e que não abrange só a escola, mas toda a comunidade”, conta Edilene Dias Teixeira, professora dos anos iniciais do ensino fundamental e que exerce o cargo de orientadora de turmas de atendimento a estudantes com deficiência. “O aluno é mais do que um estudante, é um cidadão”, completa.
Edilene, que também é graduada em Educação do Campo, ingressou no Parfor em 2019, mas por causa da pandemia de COVID-19, viu seu curso passar por algumas alterações. Além do atraso, as disciplinas foram ministradas durante algum tempo de forma virtual. “Digo que somos uma turma de sobreviventes, pois foi muito difícil fazer o curso devido à internet ruim no município”, relata.Além disso, os professores tiveram que abrir mão de suas férias para fazer as disciplinas, ministradas nos meses de janeiro, fevereiro, julho e agosto, ao longo de quatro anos, com oito horas de aulas diárias, assistidas nas próprias escolas onde lecionam. “Esse calendário assegura uma taxa mínima de evasão. Há um investimento e uma vontade dos professores e do próprio do município nessa formação”, destaca Josenilda Maués, coordenadora-adjunta do Parfor na UFPA.
Josenilda explica, que devido a realidade local, os professores não conseguem se deslocar para estudar fora e adquirir a qualificação exigida pela legislação educacional. Por isso, a formação tem que ir até eles. No curso, dividido em módulos, professores-formadores da universidade vão até o município ministrar as aulas durante oito dias. “É um movimento importante que vai resultar em efeitos positivos na qualidade da educação ofertada aos alunos”, ressalta.
Sobre o Programa
Criado em 2009, o Parfor oferta cursos de licenciatura para educadores que não têm a formação específica nas matérias que ensinam em sala de aula. Já atendeu mais de 100 mil professores da educação básica. Além de incentivar a oferta de formação superior, gratuita e de qualidade, o programa articula as instituições de ensino e as secretarias de educação de acordo com as especificidades de cada localidade, como é o caso de Gurupá.
Legenda de imagens:
Banner e imagem 1: Edilene Dias Teixeira, formada pelo Parfor, é professora dos anos iniciais do ensino fundamental e que exerce o cargo de orientadora de turmas de atendimento a estudantes com deficiência.(Foto: Pedro Louchar)
Imagem 2: Turma de 38 alunos da Ilha do Marajó termina curso de Pedagogia pelo Parfor e quer melhorar a qualidade e equidade da educação local. (Foto: Pedro Louchard)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).(Brasília – Redação CCS/CAPES).
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES