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AÇÕES AFIRMATIVAS
Parfor Equidade mobiliza indígenas
Região do Brasil mais habitada pelos povos originários, o Norte tem registrado uma mobilização nas capitais e em municípios do interior pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), que está com mais de 7,5 mil vagas abertas para formar educadores em licenciaturas voltadas para grupos sub-representados. No Amapá e em Roraima, a articulação junta universidades federais e lideranças das diversas etnias indígenas que habitam os dois estados.
Os cursos do Parfor Equidade incluem Pedagogia Intercultural Indígena e Licenciaturas Intercultural Indígena, em Educação do Campo, em Educação Escolar Quilombola, em Educação Especial Inclusiva e em Educação Bilíngue de Surdos. Todas as 70 vagas aprovadas para a Universidade Federal do Amapá (Unifap) foram para a Licenciatura Intercultural Indígena. Desde abril, quando a Unifap lançou seu edital, tem sido constante a movimentação institucional e nas aldeias.
Janina Karipuna é professora e participou do processo de construção do Parfor Equidade no Amapá. Segundo a educadora, habitante da aldeia Espírito Santo, em Oiapoque (AP), município situado no extremo norte do País, a Licenciatura Intercultural Indígena é “muito importante nessa nossa luta de manutenção e revitalização da nossa cultura, principalmente no que diz respeito às línguas indígenas”. Os cursos, no entanto, são muito procurados e as ofertas de vagas acabam não sendo suficientes. “O Parfor Equidade dá mais oportunidades a professores que já estão em sala de aula”, observa a educadora, que é cacica do povo karipuna.
Com um público que tem dificuldades com internet, em alguns casos com zero acesso, a magnitude da procura pelo curso “deu um susto”, de acordo com Ronaldo Manassés, coordenador-geral do Parfor na Unifap. “Lançamos o edital no último dia 19, uma sexta-feira. Na terça seguinte já tínhamos 120 inscrições”, afirma. Atualmente, a Unifap já oferta aulas no campus de Oiapoque, mas vai passar a ter também em Macapá e nos territórios. “Existe um antes e um depois do Parfor Equidade na Unifap. O Programa tem dado oportunidade real para que essas pessoas cheguem à universidade, de uma forma muito maior até do que nosso curso regular. Tem espaço para professores indígenas e egressos do ensino médio indígenas”, conta.
Já a Universidade Federal de Roraima (UFRR) conseguiu 130 vagas, 100 delas para Pedagogia Intercultural Indígena. O curso atenderá as cidades de Normandia, Pacaraima e Uiramutã. Nesta, a articulação é feita por Rhayder Abensour Souza, técnico de Planejamento, Inspeção e Orientação Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Segundo o servidor, que tem ascendência wapichana por parte do avô materno, a procura tem sido constante desde o anúncio da oferta.
Essa busca se dá, observa Rhayder, que também é professor de Química da rede pública estadual de Roraima, pelas especificidades do Programa. “Como educador, vejo o Parfor Equidade como uma oportunidade para promover a igualdade de acesso à formação de qualidade, especialmente em regiões remotas. Como indígena, valorizo seu papel na valorização e preservação da diversidade cultural, ao oferecer formação específica para professores que atuam em comunidades indígenas, fortalecendo assim a identidade e os saberes locais”, explica.
A UFRR tem um diferencial em relação a outras instituições: o Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena. A unidade fica em Boa Vista, capital do estado. E nela se dá a articulação institucional pelo Parfor Equidade. De acordo com Simone Batista, coordenadora da proposta do curso de Pedagogia Intercultural Indígena, as aulas se somarão ao que já é feito no Insikiran, mas com o movimento contrário do que tradicionalmente tem sido feito desde 2001, quando os povos originários ganharam uma unidade para chamar de sua na UFRR.
Para Simone, o efeito dessa direção traz um resultado social maior e melhor. “Diferentemente da licenciatura intercultural já existente que nós ofertamos há 20 anos, vamos ofertar o curso de Pedagogia Intercultural nas Comunidades. As aulas vão acontecer nos municípios: vamos fazer a interiorização dessa formação. Em vez de trazermos os alunos para a capital, a universidade vai até eles”, afirma.
Sobre o Programa
O Parfor Equidade é uma ação da CAPES em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC). Os cursos são oferecidos pelas instituições de ensino superior federais ou comunitárias, com Índice Geral de Cursos igual ou superior a 3, e as estaduais e municipais como autorização para funcionamento. Todas devem ter experiência na área.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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