Notícias
PDPG NOS ESTADOS
Parceria fortalecerá 59 programas de Mato Grosso do Sul
A CAPES vai fortalecer 59 programas de pós-graduação de Mato Grosso do Sul. A Agência concedeu 82 bolsas e investiu R$4,4 milhões no estado pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados .
A parceria com Mato Grosso do Sul inclui contrapartida de R$3 milhões da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). A agência estadual concederá outras 50 bolsas. Os eixos estratégicos são: biotecnologia e bioeconomia, desenvolvimento sustentável, segurança nas fronteiras, e gestão da inovação.
Os projetos devem trabalhar com a vocação do Pantanal, desenvolvendo, por exemplo, vacinas e cosméticos veganos. Isso seria biotecnologia e bioeconomia. Pensar em como proceder de forma não predatória é o desenvolvimento sustentável. Também devem ser elaboradas soluções de segurança para as fronteiras com a Bolívia, na cidade de Corumbá, e com o Paraguai, em Ponta Porã. Ainda haverá o mapeamento de empresas de tecnologia e startups , em nome da gestão da inovação.
Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect, diz que a parceria com a CAPES é “fundamental”. “Um programa desse é muito importante para um estado como Mato Grosso do Sul, ainda emergente na sua ciência, com uma gama muito grande de programas notas 3 e 4”, explicou.
O edital foi a mola propulsora para outra ação do estado. Em paralelo ao programa da CAPES, o Mato Grosso do Sul lançou o que vem chamando de ‘PDPG Consolidado’, voltado para os dez programas de pós-graduação (PPGs) locais com notas 5 e 6.
Sobre o
Programa
O
PDPG – Parcerias Estratégicas nos Estados
oferecerá 1.775 bolsas para a formação de pessoal qualificado e desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País. Em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), a iniciativa pretende fortalecer programas de pós-Graduação (PPG) criados a partir de 2013 e que passaram por apenas um processo avaliativo da CAPES.
O Programa prevê a concessão de bolsas e pagamento de auxílios financeiros pela CAPES. As FAP, por sua vez, além de oferecerem bolsas, darão uma contrapartida que deverá ser, prioritariamente, em valores que correspondam a um percentual mínimo do total financiado pela Coordenação. A meta da CAPES é contribuir de forma significativa para o desenvolvimento regional, reduzindo assimetrias, e permitindo o fortalecimento de potencialidades específicas de cada estado.
Legenda das imagens:
Banner:
Imagem ilustrativa
da cidade de Campo Grande - MS
(Foto: iStock/VBACARIN)
Imagem dentro da matéria:
Logotipo do PDPG - Parcerias Estratégicas nos Estados
(Foto: CCS/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES