Notícias
AÇÕES INTERNACIONAIS
Parceria científica entre Brasil e EUA é tema de reunião
Parceiras desde 1957, a CAPES e a Comissão Fulbright realizaram sua primeira reunião oficial conjunta na gestão de Mercedes Bustamante nesta quarta-feira, 15 de fevereiro. Em destaque estiveram as discussões sobre a colaboração em ações de inclusão e diversidade na ciência. Mudanças climáticas e capacitação de pesquisadores para a Amazônia também pautaram o encontro.
Cientista de renome internacional na área climática, a presidente da CAPES frisou a necessidade de haver “uma relação ainda mais sinérgica em relação à Amazônia” e citou problemas estruturais do Brasil, como a violência contra as mulheres, algo a ser combatido pela promoção da diversidade na ciência. “São agendas importantes para a CAPES e para o País”, pontuou Bustamante.
Luiz Loureiro, diretor-executivo da Comissão Fulbright Brasil, destacou que a relação entre a CAPES e a Fulbright vem “desde os tempos de Anísio Teixeira” (primeiro presidente da história da CAPES) e entregou à presidente da Fundação um resumo de todos os programas desenvolvidos em conjunto. Loureiro também destacou a importância de um avanço conjunto em temas como diversidade racial, de gênero e da proteção do meio ambiente.
Também participaram da reunião Idelazil Talhavini, diretora substituta de Relações Internacionais da CAPES, Alexandre Silveira, diretor de Programas da Comissão Fulbright Brasil, três representantes da embaixada dos Estados Unidos no Brasil: Jake Jacanin, Todd Miyahira e Leonardo Nardon, além do professor Rui Opperman, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Sobre a Fulbright
A Comissão Fulbright é vinculada ao governo dos Estados Unidos e existe desde 1946. A instituição tem esse nome em homenagem ao criador do programa, J. William Fulbright, à época senador pelo Arkansas. Presente em 150 países, a entidade é parceira da CAPES há mais de meio século. Juntas, as agências fomentaram os estudos de milhares de cientistas do Brasil e dos EUA e a mobilidade acadêmica.
Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria:
Representantes da CAPES, da Comissão Fulbright e da embaixada dos EUA no Brasil se reuniram na sede da Fundação, em Brasília
(Foto: Guilherme Gomes - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES