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Pará é um dos destaques na execução do Parfor
No dia 27 de outubro, em Belém (PA), o diretor de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), João Carlos Teatini, ministrou a conferência O Parfor no contexto das Políticas Públicas da Capes para a Formação de Professores da Educação Básica . O evento, que reuniu cerca de 80 docentes, foi realizado no auditório do Capacit da Universidade Federal do Pará (UFPA). Teatini fez um panorama do plano no país e destacou o Pará como um dos estados onde o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) está sendo melhor executado.
Estiveram presentes professores que ministram aulas no âmbito do plano, coordenadores de curso, subcoordenadores locais, coordenadores de polos presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB) responsáveis pelo Parfor e a coordenação geral do Parfor/UFPA.
Estatísticas
O diretor da Capes apresentou dados sobre a educação no país, mostrando a dimensão e importância do Parfor. "O Pará tem 60 mil professores da educação básica, sendo que mais de 50% não têm formação adequada à LDB/1996. Somente em 2010, aproximadamente metade desses profissionais foram matriculados em cursos do Plano", afirmou.
Ainda segundo Teatini, mesmo com dificuldades com algumas secretarias de educação municipais no apoio aos professores em curso e especificidades geográficas, o Pará é um dos estados que mais se destaca. "Apesar de problemas de transporte em várias localidades, o Pará é referência nacional e nos faz cobrar mais de outros estados."
De acordo com Teatini, a Capes já desembolsou, em 2010, mais de R$ 25 milhões em recursos para bolsas e custeio do Parfor. O orçamento global da agência para 2011 é de R$ 3,5 bilhões, com um aumento de mais de cinco vezes em relação a 2003. Outra evolução destacada pelo conferencista foi com relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que teve uma variação significativa e positiva em 2009. No entanto, ressaltou que "não basta formar mais professores, a formação deve ser de qualidade".
Em um segundo momento, o coordenador-geral do Parfor/UFPA Márcio Nascimento, falou sobre o andamento do Plano no estado e sobre as dificuldades de comunicação com as secretarias de educação municipais. Em seguida, foi aberta a palavra para que os professores pudessem tirar dúvidas e fazer considerações.
Também compuseram a mesa foi a coordenadora-adjunta do Parfor/UFPA, Josenilda Maués; o coordenador-geral do Parfor na UFPA, Márcio Nascimento; a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, Marlene Freitas; e o reitor da instituição, Carlos Maneschy.
Para mais informações acesse www.ufpa.br/parfor .
( Com informações do Parfor/UFPA )