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Orientações sobre o Plano Nacional de Formação de Professores são apresentadas em Brasília
Representantes de instituições de ensino superior (IES) de 20 estados brasileiros participantes do Plano Nacional de Formação de Professores ( Parfor ) se reuniram na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nesta quarta-feira, 17, para receber orientações gerais sobre a Plataforma Freire e sobre o desenvolvimento dos cursos especiais presenciais. Também foi tratado o panorama de ofertas e matrículas em 2010 e discutidas as competências das instituições envolvidas no Plano.
O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, lembrou da incorporação à missão da agência do desafio da valorização do professor do ensino básico das escolas públicas. “Nossa meta é que a educação básica obtenha o mesmo sucesso que a pós-graduação stricto sensu tem obtido ao longo desses quase 60 anos em que a Capes está à frente tanto no fomento quanto na avaliação dos processos”, disse.
A Capes passou a atuar na indução, fomento e avaliação da formação de professores há apenas dois anos. “O Brasil precisa que estejamos de braços dados nesta luta, pois o desafio da educação é realmente muito grande e de suma importância”, reforçou Guimarães.
No encontro também houve oportunidade de esclarecimento de dúvidas sobre financiamento e o sistema de concessão de bolsas do Parfor. Segundo o diretor de Educação Básica Presencial da Capes, João Carlos Teatini, a intenção é que os participantes tenham um panorama geral sobre as ações necessárias em relação ao Plano, principalmente os coordenadores-gerais de cursos presenciais das instituições de ensino superior formadoras, que trabalham ou vão trabalhar no programa. Também estiveram no encontro representantes das secretarias estaduais de educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Parfor
Lançado em maio de 2009, o Plano é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação (MEC), em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediadas, para ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de dezembro de 1996.
Cumprindo o Decreto 6.755, o MEC delegou à Capes a responsabilidade pela indução, fomento e avaliação dos cursos no âmbito do Parfor. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministrados no Parfor, nas modalidades presencial e a distância: cursos de 1ª Licenciatura para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura para licenciados atuando fora da área de formação e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura.
Prevê-se no Plano uma oferta superior a 400 mil novas vagas, envolvendo cerca de 150 instituições de educação superior - federais, estaduais, comunitárias e confessionais, nos 25 estados que aderiram à formação inicial, tendo os cursos iniciado no 2º Semestre de 2009. As instituições formadoras que participam do Plano receberão recursos adicionais do MEC, num montante de R$ 700 milhões, distribuídos nos anos de 2009, 2010 e 2011.
Veja o que já foi publicado sobre o assunto:
Representantes de estados se reúnem para tratar de ações do Parfor