Notícias
NANOTECNOLOGIA
Óleo de licuri possui propriedades farmacêuticas
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveram uma nanoemulsão a partir do óleo da semente do licuri, um tipo de palmeira nativa da região nordeste. Devido às suas propriedades, antibacteriana, antiparasitária, antioxidante e antifúngica e hidratante, o produto tem aplicação para diversos setores, entre eles o farmacêutico, o odontológico, o veterinário e o cosmético.
Douglas Dourado Oliveira, doutorando em Nanotecnologia Farmacêutica (CAPES/UFRN) explica que a nanotecnologia potencializa as propriedades biológicas do licuri. “Nessa nanoemulsão temos uma gotícula menor que 200 nanômetros. Isso permite aprimorar características como controle de liberação, permeação, redução de toxidades, maior penetração e permeação cutânea, permitidas pelo tamanho e fluidez das gotículas, que facilitam a passagem entre as camadas da pele”, esclarece.
O pesquisador destaca que o trabalho, além de trazer um avanço sobre as variadas aplicações da nanotecnologia, valoriza a região Nordeste e o bioma Caatinga. “Estamos fomentando ciclos de sustentabilidade desde a agricultura familiar, com o aproveitamento das sementes, até os processos mais avançados da economia do País, com o uso da tecnologia”, explica.
Com seu pedido de patente registrado, a nanoemulsão passa a integrar o portfólio da vitrine tecnológica da UFRN. Depois de industrializada, a novidade poderá ser apresentada em forma de gel, cápsulas ou spray .
Legenda das imagens:
Imagem 1: Óleo de coco licuri orgânico para cosmético (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2
:
Licuri, um tipo de palmeira nativa da região nordeste (Foto: Arquivo pessoal)
A Coor
de
nação
de
Aperfeiçoamento
de
Pessoal
de
Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC)
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada
de
s
de
que contenha a assinatura CCS/CAPES