Notícias
PNPG
Oficina sobre novo plano de pós-graduação chega a SP
Na quinta-feira, 28 de setembro, a CAPES promoveu em São Paulo a oficina para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível, um documento que vai orientar o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). O encontro com representantes da sociedade, da Academia e dos setores empresarial e governamental teve como objetivo conhecer as prioridades do estado e prospectar inovações. Entre os temas estratégicos prioritários para São Paulo, estão cidades sustentáveis e inteligentes, tecnologias avançadas, energia renovável e gestão de dados para o planejamento púbico.
Durante a oficina, as representantes da CAPES, Fernanda Villas Boas e Andréa Vieira, das Diretorias de Formação de Professores da Educação Básica e de Programas e Bolsas no País, respectivamente, apresentaram um panorama sobre Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e a realidade da pós-graduação em São Paulo. Andréa explicou que o próximo passo é consolidar os documentos gerados nas 27 oficinas realizadas nos estados e no Distrito Federal. Fernanda salientou que o PNPG é uma construção muito importante que vai orientar as diretrizes para a pós-graduação para os próximos cincos anos (2024 a 2028).
Mario Schapiro, coordenador do Mestrado e Doutorado Acadêmico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que sediou o encontro, parabenizou a CAPES pela ação. “É muito importante trazer diversos atores para a discussão”. Sua fala foi reforçada por Delton Aparecido Felipe, diretor da Associação Brasileira de pesquisadores e pesquisadoras negros e negras (ABPN) que afirmou: “Ter a diversidade de participantes de distintos setores comprometidos com a ampliação e a democratização da pós-graduação é fundamental”.
A inovação foi destacada por Cláudio Luís Magalhães Fernandes, diretor das Faculdades SENAI São Paulo. Do seu ponto de vista, é fundamental pensar na participação das indústrias e das empresas e desenvolver produtos para o mercado. “Essa produção acaba fazendo com que a sociedade possa dar mais valor à pesquisa científica”.
Sobre o PNPG
O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo de construção do novo PNPG iniciou-se com a Comissão Especial que vem se dedicando a um amplo diagnóstico e à proposição de recomendações.
Em uma segunda etapa, a CAPES avaliará os subsídios dessa Comissão para construir o plano com seus componentes estratégicos e dialoga com os estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e prospecção de inovações na pós-graduação.
Pelo cronograma, em outubro será feita uma consulta pública e, em dezembro, o documento final do Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028 será encaminhado para aprovação pelo Conselho Superior da CAPES.
Legenda das imagens:
Banner e Imagem dentro da matéria 1: CAPES promoveu em São Paulo a oficina para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível. (Foto: Alan Morici)
Imagem 2: Encontro teve participação de representantes de diversos setores com o objetivo de fazer levantamento das prioridades do estado. (Foto: Alan Morici)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). (Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.