Notícias
CONCURSO PÚBLICO
Novos servidores tomam posse na CAPES
Os novos servidores tomaram posse na CAPES nesta segunda-feira, 25 de novembro. Aprovados em concurso público lançado em 2023 para preencher 50 vagas na carreira de Analista em Ciência e Tecnologia, os novos integrantes dos quadros da Fundação participaram de cerimônia no Auditório Anísio Teixeira, na sede da Coordenação, em Brasília.
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a CAPES fez parte de um plano do MEC para reforçar seus quadros. “Um dos principais pontos que priorizamos ao chegar, em 2023, foi a recomposição da força de trabalho da área educacional. Procuramos vagas para concursos públicos no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), na CAPES, no MEC”, disse o secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Grisa.
Já o presidente substituto da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho, ressaltou a missão da Fundação. “Esta instituição há 73 anos é a casa da pós-graduação brasileira e mais recentemente assumiu também a formação e gestão de professores para a educação básica”, explicou aos recém-chegados. “Servir ao público é uma missão muito nobre, que coloca sempre o interesse público acima do individual”, destacou.
Trinta e duas das 50 vagas foram para candidatos de qualquer área de formação. As demais estavam destinadas para funções específicas: Biblioteconomia (3) Contabilidade (5), Estatística (5) e Informática (5). Houve reservas de vagas para pessoas com deficiência e autodeclaradas negras.
Uma das pessoas aprovadas na concorrência de Contabilidade é Amanda Ferreira Machado de Figueiredo, de 24 anos. “É uma Fundação que é muito alinhada aos meus valores, que quer valorizar a educação, a pós-graduação, e eu estou pensando em me aperfeiçoar muito aqui, espero que eu aprenda muito”, disse a agora servidora da CAPES, que tem graduação e especialização na área.
As idades dos aprovados são diversas. Advindo da iniciativa privada, com formação em Direito e atuação como empresário, Carlo Giovanni Lapolli ingressa na CAPES aos 49 anos. “É um desafio também para mim, uma coisa totalmente nova. Eu vim da iniciativa privada e agora eu entro no serviço público, imbuído com o espírito de realmente contribuir e pertencer a um órgão tão importante, uma Fundação tão importante, que trata de educação, querendo ou não sempre o futuro do nosso País”, afirmou.
Passada a posse, os servidores vivenciarão uma semana de ambientação à CAPES até sexta-feira, 29. “Nós, CAPES, estamos muito empenhados para que tenham uma boa semana de ambientação e um bom ambiente de trabalho”, disse o diretor de Gestão substituto da Fundação, Adriano Mendes de Almeida.
Os vencimentos dos recém-chegados variam de R$ 5.211,48 e R$ 11.186,69, valores que dependem da titulação e da gratificação por desempenho.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES