Notícias
Novas editoras liberam acesso a conteúdos sobre coronavírus
A CAPES pediu às novas editoras que aderissem à liberação de conteúdos para facilitar as pesquisas durante a pandemia da COVID-19.
Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), assinou um ofício que foi encaminhado à todas as editoras com as quais a Coordenação possui contrato pelo Portal de Periódicos , em resposta à uma solicitação da comunidade acadêmico-científica. No documento, o presidente explica “ser imprescindível a disseminação de informação irrestrita e ampla para toda a população”. Além disso, ressalta a necessidade de que “os materiais fiquem disponíveis, sem controle de acesso por tempo limitado, determinado por cada editora”.
Em resposta à solicitação, a EBSCO Information Services , uma organização parceira do Portal de Periódicos da CAPES , representante de diversas editoras, comunicou que algumas atenderam à solicitação.
O Instituto Americano de Física (AIP) liberou uma coleção de artigos que examina vários aspectos de doenças infecciosas, epidemias, epidemiologia computacional e pandemias e a Oxford University Press (OUP) também cedeu o conteúdo de seus recursos online e principais periódicos.
A Cambridge University Press oferece duas páginas com conteúdos sobre o assunto: uma com iniciativas da divisão acadêmica para responder à COVID-19 e outra com todo o seu conteúdo científico relacionado ao novo coronavírus, incluindo coleções de artigos de periódicos e capítulos de livros. Já a Royal Society of Chemistry, uma sociedade que representa cientistas químicos do Reino Unido, com mais de 54 mil membros, ofereceu em uma única página todos os artigos sobre o assunto .
O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos ( IEEE ) organizou artigos no IEEE Xplore que podem ajudar no gerenciamento da pandemia e oferece o e-mail onlinesupport@ieee.org , para esclarecer dúvidas caso o conteúdo procurado não seja localizado na página.
A SAGE Journals liberou um acervo que “inclui as mais recentes pesquisas médicas relacionadas ao vírus e as principais pesquisas sociais e comportamentais para ajudar indivíduos, comunidades e líderes a tomar decisões”. Por fim, a Taylor & Francis oferece gratuitamente referências , artigos de pesquisa, capítulos de livros e informações para ajudar a conter e gerenciar a disseminação da COVID-19.
Os recursos podem ser acessados pelo Portal de Periódicos da CAPES .
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES